sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

MUSIC AND ME

No início dos anos noventa, quando ainda morava em Porto Alegre, participei de um programa de rádio da jornalista Ivete Brandalise chamado As Músicas Que Fizeram Sua Cabeça. Em uma hora de programa, Ivete percorria a vida do entrevistado pautando suas diversas fases através de dez músicas previamente selecionadas por ele. Foi um dos programas de entrevista que mais gostei de ter participado até hoje. Ainda tenho guardada uma fita K7 com o registro do programa, embora hoje em dia eu nem tenha mais onde reproduzi-la. Quem me conhece ou segue o blog sabe que minha vida sempre teve trilha sonora. Minha ligação com a música vem desde a mais tenra idade. Nem me refiro aqui aos meus estudos de piano e teoria musical, que começaram aos nove aninhos, mas à influência que minha mãe teve sobre mim com seu gosto musical. E, voltando ao programa de Ivete, a primeira música que citei e ela tocou no programa foi Camisa Listada, sucesso de Carmen Miranda, que vem a ser o primeiro registro que tenho na memória de uma música que tenha feito minha cabeça. Pois essa música minha mãe cantava para mim desde pequeno e eu amava, vai saber porquê... Ou melhor, sei bem porquê: "Se fantasia de Antonieta e vai dançar no Bola Preta até o sol raiar"... Depois eu seguia escolhendo uma música que representasse cada fase da minha vida até o momento presente e Ivete ia questionando tudo o que achasse curioso ou interessante. Mas eu tinha apenas vinte e poucos aninhos... Hoje seria bem mais difícil para mim escolher apenas dez músicas. Camisa Listada continuaria sendo, sem dúvida, a primeira. Mas o restante, ai! Eu penaria para resumir em apenas nove. Benjamin Clementine estaria com certeza na lista. E Antony Hegarty. E Jimmy Scott. E Ella Fitzgerald. E Colle Porter. E Billie. E Nina Simone. Afff! Paro por aqui, senão o post vai ficar enorme. Boas músicas a todos...
Nas fotos, little Jimmy Scott e Benjamin Clementine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário