terça-feira, 19 de dezembro de 2017

BODAS DE PAPOULA

Hoje meu blog está de aniversário, fazendo oito anos. São as nossas Bodas de Papoula. Adorei saber que bodas de oito anos são de papoula. Desde pequeno gostava dessa flor de cor intensa, potente e ao mesmo tempo frágil. Potente porque dela se extrai o ópio, origem de diversos narcóticos, e frágil porque pode se despetalar toda se for tocada bruscamente. Minha mãe tinha algumas no quintal de casa. Depois, quando fui morar em Paris nos anos noventa, eu as encontrei plenas, fortes e coloridas no Jardin des Plantes. Lá venho eu de novo com Paris. Tudo sempre acaba me levando para lá. Principalmente nessas fases de abstinência, como a que me encontro agora, depois de dois anos e meio sem visitá-la... Mas, voltemos ao blog. Ao aniversário do blog, mais especificamente. Todo ano eu meio que repito a mesma ladainha - la même rengaine, como dizem os franceses. (Olha eles aí novamente). Mas, enfim: O blog me conecta. Com o mundo, comigo mesmo e, principalmente, com as pessoas. Ainda que poucas, para esses tempos de milhares de seguidores a definir o que é ou não é um sucesso. Confesso que ando um tanto preguiçoso e postando bem menos do que outrora. Mas são ciclos, como aliás tudo na vida. O importante é que quando eu ando perdido por aí, como se estivesse doidão de alguma substância extraída da papoula, meu blog me traz de volta. Ele representa uma espécie de compromisso que me vejo obrigado a honrar. E acaba sendo sempre um grande prazer jogar algumas ideias aqui para que germinem e, quem sabe, venham a dar frutos... Falei acima que da papoula se extrai o ópio, origem de diversos narcóticos. Mas não apenas narcóticos, também analgésicos e hipnóticos. E drogas como a morfina e a heroína. Fico imaginando Toulouse-Lautrec mascando ópio - ou seria fumando? - no salão vermelho de algum cabaret de Montmartre acompanhado de uma corista ou prostituta amiga que lhe serve o absinto em taças de cristal Baccarat... Paro por aqui. Como podem ver, todos os caminhos me levam a Paris. Ainda que atualmente só na imaginação... Parabéns para o blog e, modestamente, para mim! Afinal de contas, eu sou ele e ele é eu... Muitas papoulas bem coloridas para nós!
E para todos os leitores, évidemment... Santé!

Um comentário:

  1. Bob, parabéns! Ler seus escritos é um grande prazer, você tem a capacidade de fazer refletir e ao mesmo tempo trazer referências novas para minha vida. Com ou sem Paris, vida longa.

    ResponderExcluir