terça-feira, 31 de janeiro de 2012



ROMA NO MASP
Hoje fui visitar a exposição Roma, a Vida e os Imperadores, no Masp. Às terças-feiras a visita ao museu é gratuita e, por isso, a sala estava repleta. Fiquei um tempo na parte de cima, admirando o povo que se movimentava no verdadeiro labirinto que a exposição forma. De longe em longe, um busto ou uma figura inteira se destacava, branca, imóvel, em mármore esculpido lá na Antiguidade Clássica, antes de Cristo. Que belo contraste com as mochilas coloridas, as tatuagens, os cabelos e tênis. Depois desci percorrendo as alamedas e admirando as obras. Impossível não lembrar, ao me deparar com a cabeça de Antínoo, de Marguerite Yourcenar e suas Memórias de Adriano, livro que marcou a minha juventude em Porto Alegre nos anos oitenta... A impressionante estátua de Calígula, em tamanho natural, me trouxe a lembrança do texto de Albert Camus, que adoro e sempre sonhei encenar... Desde criança fui apaixonado por Grécia, Roma e Egito. Colecionava tudo que dizia respeito a essas civilizações. A Grécia eu já conheci, nos anos noventa, quando morava em Paris. À Roma eu quase fui, várias vezes, quando minha irmã Rita morava lá. E o Egito, será que um dia visitarei? Por enquanto, sugiro a visita a esta exposição. É impressionante ver coisas que foram feitas há tanto tempo. Dá uma sensação de continuidade, de permanência, que transcende o momento... Tem uma parede com afrescos da cidade de Pompéia, que foi soterrada pelo vulcão Vesúvio. Imperdível.
Nas fotos, o imperador Caio César, mais conhecido como Calígula e a cabeça de Antínoo, o preferido do imperador Adriano, que não era jogador de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário