sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


AMY FOR EVER
O ano de 2011 levou Amy Winehouse. Que seria cedo, todo mundo já imaginava. Mas tão cedo assim, diria precocemente, ninguém suspeitaria... A melhor novidade dos últimos tempos. Cantoras surgem o tempo todo. Boas e fracas, feias e bonitas, magras e gordas. Talentosas ou não. Amy era tudo de bom. Linda à sua maneira, jovem, compositora, intérprete e, acima de tudo, talentosíssima. Ah, e é bom que se diga: Original. Não veio para copiar nenhuma outra. Não queria ser a nova fulana ou cicrana. E não adianta querer se consolar dizendo que Adelle é a nova Amy. Não é. Nem se parece. Ainda não temos e acho que dificilmente teremos uma nova Amy Winehouse. Assim como, aqui no Brasil, ainda não foi preenchida a vaga deixada por Cassia Eller. Desde Elis, Cassia foi única. Tenho me deleitado ouvindo o CD Lioness: Hidden Treasures, lançamento póstumo que traz pérolas como Between the Cheats, composição da própria Amy, uma balada no clima do Frank Zappa de The Closer You Are... Assim como Will You Still Love Me Tomorrow, de Gerry Goffin e Carole King, que remete à Shirley Bassey dos filmes de James Bond... E, claro, a referência maior, na minha opinião: Aretha Franklin. Desde o primeiro acorde que ouvi Amy entoar no carro do meu amigo Cau Saccol, quando ele me mostrava Back to Black recém lançado: Aretha. Cheguei a pensar que fosse a própria. Que bom que esses registros ficaram e agora nos trazem um pouco de Amy, para fechar o ano que nos privou dela... Já está marcado, para mim, como trilha sonora desse dezembro e me acompanhou o tempo todo nas viagens que fiz a Porto Alegre, Soledade, Passo Fundo, Canela e Gramado. Está, também, indissociavelmente ligado aos entardeceres da capital gaúcha, quando eu ouvia Beetwen the Cheats vendo o sol se por da sacada do apartamento da minha irmã... E Body and Soul, em dueto com Tony Bennet, e Like Smoke, e A Song for You, e Girl From Ipanema...
Pena que when she passes I smile, but she doesn't see...

2 comentários:

  1. amei concordo conheci cassia era fantastica a sua morte me dexou total órfã até hoje.aomas o pior de tudosão os comentarios de gente sem noção

    ResponderExcluir
  2. desculpa os erros lap é uma merda entendeu

    ResponderExcluir