terça-feira, 10 de maio de 2011




RAINHA BERTA

Eu sou daqueles bobos noveleiros, órfãos de Janete Claire e eternos namoradinhos de Regina Duarte. Mas, de uns tempos pra cá, tinha me desiludido um pouco com as tramas televisivas, e, exceto umas espiadinhas aqui e ali, não acompanhava mais novela nenhuma. Mas é claro que isso não durou muito e aqui estou, vibrando a cada capítulo de Cordel Encantado. Adoro tudo: A trama folhetinesca que enreda cordel e conto de fada, o elenco, a época, as locações, o tom farsesco/dramático, tudo mesmo. Mas gosto, especialmente, de Berta Loran. Eu sempre adorei essa atriz que conhecia dos humorísticos de Jô Soares a que cresci assistindo. E agora, no papel da Rainha-Mãe Efigênia de Seráfia, ela está memorável. É a primeira vez que a vejo em um papel “sério”, se é que se pode chamar assim. E hoje ela me levou às lágrimas, bobo que sou, com a descoberta de que sua neta, a princesa Aurora, está mesmo viva como ela intuía desde que a viu pela primeira vez. Quando acabou o capítulo, emocionado fui remexer guardados à procura de uma foto minha com ela. No final dos anos noventa, quando eu ainda fazia parte do Grupo XPTO, participei do especial de Natal da Angélica, na Rede Globo, com direção de Ulisses Cruz e Rogério Gomes. A história se passava em um circo antigo, e nós e todos os convidados éramos palhaços da trupe desse circo. Quase não acreditei no dia em que cheguei no set e vi Berta caracterizada de palhaça, divina, sentada em um recamier. Corri no camarim, peguei minha máquina fotográfica e pedi a uma colega que me fotografasse com ela. Esse trabalho foi maravilhoso, foi toda uma vivência, ficamos uma semana no Rio entre ensaios e gravações, convivendo com pessoas maravilhosas, outras nem tanto e outras nada a ver. Mas uma das melhores lembranças que guardo foi a imagem de Berta no divã. Linda palhaça. E agora linda Rainha. Efigênia é daquelas personagens idosas que dá vontade de levar pra casa, como as que Paulo Autran fazia tão bem no teatro. Longa vida à Rainha. God save the Queen. Queen Berta de Seráfia…

4 comentários:

  1. Também estou adorando Cordel Encantado. Antes do início, quando li a sinopse que misturava conto de fadas, reino encantado e história de cordel achei que ia virar um samba do crioulo doido. Mas me rendi desde o primeiro capítulo. Até me emocionei com o amor sincero do rei pela cozinheira negra. Está tudo lindo.
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  2. O único erro, pra mim, é o Bruno Gagliasso! Rsrs...

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberto,
    O meu comentário não tem nada haver com o post (me desculpe por isso).
    Achei seu blog e gostaria de dizer que hj assisti o terça insana na minha cidade e senti muuuuito a sua falta! Vc é maravilhoso!
    Por favor, venha pra Manaus com alguns espetáculo seu que eu e toda minha turma (e mais alguns q vou convencer) vamos lhe prestigiar com certeza!

    Sucesso!
    Da sua fã,
    Beatriz Beraldo

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Beatriz! Assim que der, irei com meu solo.
    Beijos!

    ResponderExcluir