domingo, 24 de fevereiro de 2019

MUSIC AND ME

Sempre que estou em Porto Alegre acabo sendo surpreendido por algum evento musical interessante. Da última vez que estive aqui tive o privilégio de assistir a um concerto de Nelson Freire em uma segunda-feira que lotou as dependências do Teatro São Pedro. Agora foi a vez do projeto Clássicos na Pinacoteca, que apresentou o Recital de Música Poética no auditório Brianne Bicca da Pinacoteca Rubem Berta, em plena terça-feira. O recital, dividido em três partes, apresentou obras curtas do romantismo alemão conhecidas como Lied. Com belíssimas melodias, essas obras tem apelo junto ao público pela intensidade emotiva e por serem, digamos assim, mais palatáveis do que as geralmente complexas composições eruditas. Fiquei bastante impactado não apenas pelo talento e virtuosismo dos três músicos, mas também pela sua juventude. Na primeira parte, A soprano Carla Knijinik apresentou cinco famosos Lieder de Franz Schubert, acompanhada da pianista Larissa Camargo. Na segunda parte, o oboísta Érico Marques executou três Romanzas para Oboé e Piano, de Robert Schumman, também acompanhado da pianista. E por fim, Larissa Camargo apresentou ao piano cinco das Canções Sem Palavras, de Felix Mendelssohn. Ao final da apresentação, o público que lotava o pequeno auditório com cadeiras extras contribuiu espontaneamente com a quantia que pode dispor... Na noite anterior eu já havia assistido ao show de fados do projeto Amo-te Segundas de Lisboa, com o grupo Alma Lusitana, na Galeria Moinhos de Vento. Esse, totalmente gratuito... A cultura e a arte melhoram as pessoas. Eu, pelo menos, melhoro sempre que tenho a oportunidade de vivenciar prazeres estéticos como esses. E o bom é que estão ao alcance de todos os bolsos. Basta estar atento...
Nas fotos, a juventude da soprano Carla Knijinik, do oboísta Érico Marques, da pianista Larissa Camargo e da fadista do Alma de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário