quinta-feira, 22 de março de 2018

SAMPA ET MOI

Hoje, dia vinte e dois de março, está fazendo vinte e dois anos que moro em São Paulo. Há exatos vinte e dois anos essa cidade me recebia acolhedora, hospitaleira e cheia de novas perspectivas. Eu, à beira de completar trinta e três anos de idade, adolescia tardiamente embalado em sonhos e ilusões... Nos demos tão bem, Sampa e eu, que trago comigo até hoje a impressão de que sou natural daqui e não de onde eu vim. Cosmopolita, múltipla e plural como só ela, a maior cidade da América do Sul se parece muito comigo. Com minha inconstância e desassossego. Com minhas variações de humor. Com meu eu errante e andarilho. Fomos feitos um para o outro. E para muitos outros também... Amo-te, Pauliceia. Assim como amo reclamar do teu trânsito eternamente parado, do cinza e da poluição. Do mau cheiro do Rio Pinheiros, das voltas que tenho que dar quando fecha a Paulista ou quando a acupam manifestações. Teu metrô que nunca fica pronto. Amo sonhar com o Japão descobrindo novos cantinhos da Liberdade. Amo ficar contigo só para mim quando te deixam em caravanas os paulistanos nos feriados. Amo tuas feiras e mercados. Teus grafittis e galerias, teus teatros e galpões. Tua presteza nos serviços, não encontrada em nenhum outro lugar do país. Tuas vinte e quatro horas insones e sempre dispostas a me atender no que eu precisar... Vinte e dois anos já não é pouca coisa. É claro que às vezes me revolto com a cidade, brigo, fico de mal. Faço planos de ir embora para um lugar bem tranquilo e cercado de natureza, como uma praia, por exemplo. Mas lentamente ela me reconquista com seu charme múltiplo e encantadoras possibilidades. E o que tem de novidade surgindo o tempo todo! Reclamo também dos preços aqui praticados, mais altos do que os de qualquer outra capital do país. Mas fazer o quê? Como ficar sem ela? Meu caso de amor com São Paulo é sério. Tão sério que já virou casamento. É que quando eu cheguei por aqui eu tudo entendi... Ontem à noite, como que antecipando a comemoração desse meu aniversário, tive o prazer de participar pela terceira vez do programa Todo Seu, do ícone de elegância e estilo Ronnie Von. Brindei antecipadamente e fui presenteado com muitas histórias que ele nos contou, após a gravação, regadas a bom vinho. Hoje à noite o programa irá ao ar e assisti-lo será mais uma forma de comemorar...
Na foto, o entardecer na Avenida Paulista visto do terraço do Instituto Moreira Salles.

2 comentários: