segunda-feira, 5 de março de 2018

CANANEIA SÓ PARA MIM

Vamos falar sobre Cananeia. Uma cidade histórica, uma ilha do litoral sul de São Paulo. Que fica de frente para uma outra ilha, a Comprida. E também para a Ilha do Cardoso, importante reserva florestal do nosso maltratado país. Eu adoro esse lugar. Já venho pra cá com certa frequência há pelo menos seis anos. Fora toda a beleza da natureza que abunda e floresce por aqui, fora a arquitetura que coloca a cidade no nosso melhor e mais raro patrimônio histórico, o que me faz amar Cananeia é o fato de ela não ser um hotspot. Não é um lugar da moda. Ninguém vem para cá. Ou, por outra, ninguém que interessa vem para cá. Não vem as celebridades, os formadores de opinião, os descolados, os it girls and boys. Cananeia não é notícia, não sai na Joyce ou na Mônica Bergamo. Não tem restaurantes estrelados. O que faz com que os preços não disparem. Aqui se paga o preço justo pelas coisas que se consome. Outra: Não há violência por aqui. Nem roubo, nem assédio, nem abordagem de espécie alguma. Você pode circular pelas ruas e locais a hora que quiser e o máximo que vai acontecer quando você cruzar com alguém é esse alguém te cumprimentar. Dizer e aí, tudo bem? Bom dia, boa tarde ou, dependendo do adiantado da hora, boa noite. Que preço isso tem no Brasil que estamos vivendo? Quando na antiga capital federal nem o exército na rua consegue conter a violência? Cananeia me faz lembrar Paris. Lá eu me sinto assim: Sem medo de andar pelas ruas e pelos lugares a hora que for. Eu quero muito, sonho com a possibilidade de poder ter uma casinha, por modesta que seja, nesse paraíso insuspeitado. Sei que quando precisar fechar a porta e ir para a capital, meu cantinho estará seguro apenas com a chave que irei girar na fechadura. E que crianças passarão correndo e gritando com suas bicicletas em frente à minha modesta morada... Há também, por aqui, uma forte colônia japonesa. O que me faz amar ainda mais esse lugar. Que bom que ele existe. Que bom que fica relativamente perto de São Paulo. E que bom que eu o descobri a tempo de fazê-lo só meu...
Na foto, o dia amanhece no centro histórico de Cananeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário