quarta-feira, 28 de março de 2018

APRIL IN PARIS

Não é porque o mês de abril está chegando. Também não é porque abril é o mês do meu aniversário. Só sei que tenho ouvido com muita frequência a música April in Paris. Não a clássica versão imortalizada por Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, mas a cantada por Billie Holiday. Eu sempre gostei de ir a Paris nessa época do ano. Já é primavera, o frio abrandou, o sol volta a dar as caras e as flores estão em toda a parte... Aliás, a última vez que estive na Cidade Luz foi exatamente neste mês: Fui passar o meu aniversário. Lembro bem que na véspera fui assistir ao espetáculo Sonho de Uma Noite Verão, de Shakespeare, na Comédie-Française. E no dia em si, acordei cedo e fui visitar a exposição sobre Édith Piaf na Biblioteca Nacional da França. Depois, almocei na Rue Montorgueil e, à noite, fui jantar com meu amigo Frédéric no Le Petit Monaco, onde comemos um delicioso cuscuz marroquino... Ouço essa bela canção imaginando tudo o que canta a doce e rouca voz de Lady Day: As castanheiras em flor, as mesas ao ar livre sob as árvores... Billie segue cantando algo como: Eu não conhecia o encanto da primavera, nunca tinha estado cara a cara com ele e nem sabia que meu coração podia cantar. Até estar em Paris no mês de abril... Nesse abril de 2018 está fazendo três anos que estive na capital francesa pela última vez. A canção encerra perguntando: April in Paris, what have you done to my heart? E eu encerro o post perguntando: Três meses de abril sem ir a Paris, o que vocês fizeram ao meu coração? Ao que eu mesmo respondo: Encheram-no de saudade...
A foto, das "chestnuts in blosson" ao lado da Notre-Damme, fiz em abril de 2015, quando da minha última estada em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário