domingo, 17 de maio de 2015

PASSADO & PRESENTE

Ontem saí de casa logo pela manhã para ir em busca do meu passado. Queria rever os lugares onde estive com Caio Fernando Abreu aqui em Paris nos anos noventa, quando nos conhecemos, e que contei aqui no blog no post do dia primeiro de abril deste ano. Só lembrava da estação de metro: Marcadet- Poissoniers. Lá chegando, comecei a desbravar as redondezas à procura do jardim onde nos sentamos para conversar e do café onde fomos beber. Acho que encontrei os dois. O Café, pelo que pude lembrar, era o Nordsud, na Rue du Mont Cenis. E o parque, o Square Maurice Kriegel-Valrimont. Comprei um vinho e um sanduíche e me sentei naquele que acreditei ser o banco onde estive com Caio, para beber em sua homenagem... Tenho visto tantas coisas, é impressionante como Paris ainda é capaz de me surpreender. Como a sede do Partido Comunista Francês, projetada pelo brasileiro Oscar Niemayer. Ou o gigantesco pagode chinês, La Maison Loo, pertinho do
Parque Monceau, que se destaca vermelho em meio aos prédios franceses... Fui visitar a exposição de Yves Saint Laurent 1971: La Collection du Sacandale, na Fundação Pierre Berger-Yves Saint Laurent. Fazendo hora para assistir ao espetáculo Sans Valentin, uma comédia romântica gay, me deparei com o já lendário café Les Deux Moulins, que serviu de locação para o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin. Falando no assunto (filmes, locações), fui até a escadaria em que o personagem de Meia Noite em Paris se senta para esperar o carro que o leva aos anos loucos. Fiz foto e tudo... Sem falar no glamour vintage do restaurante Le Grand Colbert, onde comi ótimos escargots, e no belíssimo Odéon Théâtre de l'Europe, que não conhecia e onde tive o prazer de ver Isabelle Huppert e Louis Garrel arrasando sur la scène em Les Fausses Confidences, de Marivaux...
E como tudo o que é bom um dia acaba, já está chegando a hora de ir. Para terminar citando Serge Gainsbourg, je suis venu te dire que je m'en vais...
Nas fotos, o jardim onde estive com Caio, o Pagoda Paris e a belíssima sala do Odeon Théâtre, com teto pintado por André Masson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário