terça-feira, 5 de maio de 2015

MUSÉE JACQUEMART-ANDRÉ

Venho a Paris há tantos anos e ela nunca deixa de me surpreender e me encantar. E vou dizer mais: São muitas as surpresas e os encantos. Mas, como não tenho tempo nem espaço para contar tudo aqui, vou me ater a um deles: O Museu Jacquemart-André. Trata-se de um hôtel particulier construído no século dezenove, que pertencia ao casal Nélie Jacquemart e Édouard André, ela pintora, ele colecionador de arte. Hoje esse templo das artes está aberto ao público que, além de conhecer suas dependências e admirar a coleção de obras de arte e as exposições, pode também se deliciar com o Café Jacquemart-André, um salão de chá instalado na antiga sala de jantar do casal. Desde a entrada a visita vale muito a pena. Um dos ambientes que mais me chamou a atenção foi a sala de música, onde o casal costumava receber os amigos para dançar ou para apreciar os concertos. E os aposentos Chambre de Madame e Chambre de Monsieur, onde se pode imaginar um pouco da vida íntima do casal. Sem falar que, além do acervo permanente, há exposições temporárias como a que pude apreciar: De Giotto à Caravagge. Eu, que amo Caravaggio, me senti especialmente homenageado... Saindo do museu - com a alma lavada - fui andando até o Parc Monceau, que fica logo perto, comprei algo para comer e beber e fiz meu déjeuner sur l'erbe, ao sol da primavera. Me sentindo um parisiense...
Nas fotos, um pouco da beleza do museu em três momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário