sexta-feira, 24 de abril de 2015

AUJOURD'HUI C'EST MON ANNIVERSAIRE

Hoje é o meu aniversário, diz o título do post em francês. Esse também é o título de um espetáculo de Tadeusz Kantor a que assisti aqui em Paris nos anos noventa. Sim, estou passando meu aniversário em Paris, graças a Deus! Há muito tempo planejava fazê-lo, mas alguma coisa sempre me impedia. No ano de 2010, por exemplo, já estava com a passagem comprada quando aquele vulcão lá da Islândia entrou em erupção e o espaço aéreo europeu foi fechado. Minha viagem acabou sendo adiada em duas semanas e meu aniversário foi no Brasil mesmo...Paris será para sempre Paris: A mais bela cidade do mundo. Assim canta Zaz em seu novo álbum e assim é. Sem vir há quase dois anos, a reencontro em plena forma. Uma primavera de dias e noites belíssimos, nem muito frios, nem muito quentes, com temperaturas variando entre 10 e 20 graus. Perfeito para perambular pelas ruas no melhor estilo flaneur... Chego devagar, percorrendo ruas e lugares, revendo memórias, antigas lembranças... Estou finalmente passando o dia dos meus anos aqui e não pretendo fazer nada de especial, a não ser comemorar, o que, em si, já será especial sendo em Paris. Meu presente já está comprado: Um ingresso para assistir ao espetáculo Antígona, de Sófocles, protagonizado por ninguém menos que Juliette Binoche... Mas isso será no domingo, dia 3 de maio. Hoje vou tomar champagne e brindar à alegria de viver. Me deixar levar pela cidade, como gosto de fazer. Felizmente, Paris sempre me leva aos mais belos lugares. E esse meu aniversário de cinquenta e dois anos será para sempre inesquecível. Joyeux anniversaire pour moi!
Na foto, os atores da Comédie-Française recebem os aplausos do público após a apresentação de Sonho de Uma Noite de Verão, a que assisti ontem.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu aniversário e pelo seu sonho realizado. Paris será sempre Paris, uma cidade que conheço através dos seus olhos e da sua emoção. Bjo grande.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, querido! Espero um dia poder mostrar Paris pra você, através dos seus olhos...

    ResponderExcluir