quinta-feira, 23 de abril de 2015

GAULTIER NO GRAND PALAIS

A exposição de Jean Paul Gaultier no Grand Palais é o máximo. O Grand Palais, em si, já é o máximo. E Jean Paul, então, nem se fala. É uma exposição grande, lá pelas tantas me senti cansado de ver tanta roupa exposta. Imagino que para quem trabalha diretamente com a moda, deva ser maravilhoso. Como seria para mim, por exemplo, visitar a exposição de um grande encenador de teatro. Mas aí é que está: Jean Paul não faz apenas moda, apenas roupa: As suas criações são obras de arte, verdadeiras esculturas feitas em tecido, plástico, fitas ou o que for que lhe caia às mãos. Os manequins impressionam com expressões faciais animadas, que piscam, fazem caretas e até falam. Chamado de enfant terrible da moda, ele mexeu com as estruturas do estabelecido como padrão de alta costura, assim como o fez Mademoiselle Chanel, anos antes. E o resultado é apaixonante, como bem o atestaram Madonna, Catherine Deneuve, Pierre et Gilles e tantas outras personalidades do show bizz. Os figurinos que fez para o cinema foram os que mais me impressionaram, como os de O Quinto Elemento e os incriveis modelos usados por Victoria Abril em Kika, de Almodovar. E, claro, todo o figurino da turnê Blond Ambition da eterna musa Madonna. Eu detesto fotografar exposições, acho de uma cafonice inconcebível, ainda mais se tratando de moda. Mas juro que dessa vez não resisti. O resultado você confere nas fotos acima: Gaultier na entrada do Grand Palais, figurino de La Mala Educación para Gael Garcia Bernal e Miss Winehouse pour JPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário