terça-feira, 30 de abril de 2013

CORTEO

Eu sei que ninguém mais aguenta ouvir falar do Cirque du Soleil. De tanto eles virem ao Brasil todo ano já está quase como o especial de fim de ano do Roberto Carlos na Globo... Mas Corteo é diferente. Conheci a famosa troupe no início dos anos noventa, quando morava em Paris e eles ainda nem eram tão famosos assim. Mas já eram incríveis. Eram a maior novidade em termos de circo contemporâneo e, de lá para cá, foram e continuam sendo exaustivamente copiados nos cinco continentes. Se é que existe circo na Oceania... Nessas últimas décadas eles cresceram muito, viraram uma espécie de franquia de sucesso internacional e os espetáculos foram ficando cada vez mais espetaculares, com o perdão da redundância. Mas, enfim, não sei se por eu ainda estar sob a forte emoção de ter completado cinquenta anos no último dia vite e cinco, fui especialmente tocado por esse maravilhoso Corteo. Uma sequencia belíssima não apenas de habilidades dos artistas, mas também de imagens oníricas, líricas, poéticas, inesquecíveis. Ora impressionantes, pela grandiosidade dos efeitos, ora enternecedoras, pela simplicidade. Fiquei especialmente tocado por um casal de artistas que não diria que são anões, mas mini-pessoinhas inacreditavelmente talentosas e protagonistas de algumas das cenas mais encantadoras. O protagonista, um velho palhaço que sonha com o próprio funeral, parece ter saído de um filme de Federico Fellini. Aliás, o espetáculo todo lembra muito a filmografia do mestre italiano, com pitadas de Salvador Dali, tal o surrealismo de algumas passagens. Sou muito grato à minha irmã Raquél, por ter me presenteado com essa pequena jóia nos meus cinquenta anos... É caro, eu sei. Mas vale cada real. Realmente imperdível...

4 comentários:

  1. Meu primeiro espetaculo do Cirque du Soleil foi o "La Nouba" em Orlando, que depois vi pela segunda vez contigo. Todos sao lindos, criativos, impressionantes e, sobretudo, emocionantes. Mas a maneira como tu descreves e diferente porque tu ves com olhos de artista e de diretor, coisas que me escapam por pura falta de conhecimento. Sempre me emociono com tudo o que escreves, mas este em especial. Bjs, te amo!

    ResponderExcluir
  2. Roberto, através do Google, vi que vc mencionou o programa Clube dos Namoradas na rádio farroupilha, que vc ouvia com o seu radio da Luluzinha. Por Gentileza, ando em busca do fundo musical deste programa, e não consigo encontrar. Já procurei no google, já enviei e-mail's para a rádio farroupilha e não respondem. Por um acaso sabes quem canta a referida música ou o nome, para que eu possa aprofundar minha pesquisa ??? Ou alguma dica sobre o programa, a música, sei lá. Qualquer coisa, qualquer detalhe, me ajudariam muito a tentar localizar a mesma. Esta música fez parte de minha juventude, e gostaria muito de resgatá-la. Obrigado pela atenção, e fico no aguardo de seu retorno. Um abraço.

    Manoel Cardoso Junior
    Bento Gonçalves - RS

    Meu e-mail: mano_jrbg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Manoel! Já respondi por e-mail! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Já li e respondi. Obrigado pela atenção Roberto. Um abraço.

    ResponderExcluir