sexta-feira, 17 de junho de 2011















PETER PAN EM PARIS
Sempre fui fascinado pela história do menino que não queria crescer e fugiu para a Terra do Nunca. Já assisti a inúmeras versões no cinema e no teatro. Até então, o que mais havia me encantado era o filme Em Busca da Terra do Nunca, com Johnny Deep vivendo o escritor J. M. Barrie durante o processo de criação da peça Peter e Wendy. Mas ontem à noite, aqui em Paris, fui assistir à encenação de Irina Brook para o clássico inglês, que ela chamou simplesmente Pan. Encantador. Irina é filha do mestre Peter Brook e herdou do pai não apenas o nome e o talento de encenadora, mas também a sua capacidade de misturar etnias, criando um amálgama de sotaques e culturas capaz de transpor a cena para lugares como a Terra do Nunca com a verdade e o lirismo que só o bom teatro consegue engendrar. Essa encenação quase show de variedades mistura elementos do teatro com a música e o circo de tal forma que não se consegue dizer exatamente onde termina um e começam os outros. Música e teatro misturados do jeito que eu sempre quis fazer, sempre sonhei juntar. Cada ator com seu espaço, seus talentos devidamente aproveitados para a construção da cena. Me deu muita saudade do bom teatro de Maria Helena Lopes, mestra que sabia como ninguém tecer as tramas das histórias resultantes dos jogos e improvisações que ela nos propunha. A peça de Irina Brook tem esse sabor do teatro improvisado, dos jogos infantis feitos com o nível de veracidade que só as crianças são capazes de atingir quando brincam. É lindo e emocionante. Poético e divertido. Dá vontade de assistir novamente. Eu ando bem bobo desde que cheguei em Paris esse ano. Não tenho escrito muito, como da última vez. Ando observando, calado. Ontem fui comer um falafel no Marais, bem na esquina da rue des Rosiers com a rue des Écouffes, onde morei nos anos noventa, e saí procurando um lugar para sentar quando parei em frente ao número 18, prédio onde habitei a janela do primeiro andar. De repente, um rapaz me pergunta: Vous voulez une chaise? Digo que sim e ele entra em sua loja e volta com uma cadeira para mim. Agradeço e me sento em plena calçada, com um falafel e uma Orangina nas mãos, entre grato e incrédulo com o seu gesto. Uma moça passa e me deseja bom apetite. Uma pena a bateria da máquina ter descarregado minutos antes na Place des Vosges, senão pediria para alguém registrar esse momento incroyable. Termino de comer, devolvo a cadeira e agradeço. Ele me deseja bonne journée e sigo meu bate pernas pela cidade. Coisas de Paris. Como um garoto perdido, voando na minha Terra do Nunca. Compro o Pariscope, descubro a peça de Irina Brook e aí vocês já sabem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário