sexta-feira, 18 de março de 2011


ELLA SINGS COLE
Com todas as evoluções tecnológicas que digitalizaram a música, minimizaram formatos e midias, eu continuo ouvindo música em CD. Foi o máximo que consegui alcançar na escala da evolução tecnológica. E, consequentemente, compro muito CD. Aliás, já não tenho mais onde guardar CDs aqui em casa. E um dos mais ouvidos, de todos que tenho, é Ella Sings The Cole Porter Song Book. Um álbum duplo onde Ella canta grande parte dos hits de Cole Porter, cuja obra é composta quase que inteiramente de hits, como quem assovia distraidamente uma melodia qualquer, ou cantarola no banho. É impressionante como Ella canta sem fazer o menor esforço. As elaboradas melodias de Cole Porter saem da sua boca com a naturalidade de quem está falando algo doce no seu ouvido. Não me canso de ouvir. E, por incrível que pareça, esse CD cai bem em absolutamente todos os momentos e locais. Em casa, tomando um drink. No carro viajando pra praia. Na praia em si, com o walkman de frente pro mar.. E o que mais você inventar de possibilidades, momentos e locais. A interpretação de Ella para I Love Paris, por exemplo, é definitiva. Os arranjos são sofisticados, as melodias requintadas e a interpretação de Ella sempre é, no mínimo, elegante. Ellagante. E a audição segue com You Do Something to Me, Easy to Love, Love for Sale, So in Love, Night and Day, Begin the Beguine e etc. Passando pela incrível Every Time We Say Goodbye...Mais de trinta canções. E, no final, erros que Ella cometeu durante a gravação de Let's Do It (Let's Fall in Love), se é que isso é possível, Ella errar. Até tossindo ela é afinada...E reclama: It's so long!
Conheci esse CD em 2007, quando voltei pela primeira vez a Paris desde que lá morara, em 1990/91. Adoro o mais que perfeito: Morara. Acho chique. Acho digno. Pois foi na cidade luz que me apaixonei por essa obra de Ella e Cole e não me cansava de bater perna pelas ruas de Paris ouvindo adivinha o quê? I Love Paris. Que foi, aliás, a primeira canção que quis aprender quando comecei a fazer minhas aulas de canto com Cida Moreira. E é a mais pura verdade: Eu amo Paris na primavera, no outono, no inverno e no verão. Every moment of the year, como diz a canção. Meu amigo João Faria, que mora lá desde os anos noventa, tinha em casa esse CD que ficou no meu walkman durante as duas semanas que durou aquela minha estadia. Depois, quando cheguei aqui, encomendei pela minha irmã Rita, que mora nos Estados Unidos, e ela me presenteou no Natal daquele ano com ele. Até hoje é o CD que mais viaja comigo, além de ter cópia dele no meu leptop. Eu recomendo! Ah, pra vocês que são tecnologicamente evoluídos, dá pra baixar na internet no blog Elemento Musical. Fica a dica. E agora vou continuar ouvindo Ella cantar para mim. Au revoir...

Um comentário:

  1. Eu tambem gosto muito de todas as musicas do Cole Porter e cantadas por Ella, melhor ainda. Vontade de tomar um vinho contigo para aliviar meu coracao cheinho de saudades....Buono finesettimana Tesoro!

    ResponderExcluir