sexta-feira, 11 de junho de 2010


MON AMI À PARIS

Eu tenho um amigo em Paris. Um grande amigo. Um dos mais antigos que tenho, pois nos conhecemos em 1986 (esqueçam essa data, por favor!!). Quando morei lá nos anos noventa, ele foi e nunca mais voltou. Casou-se, obteve a cidadania e nós, infelizmente, o perdemos. Perdemos é uma maneira egoísta de falar, pois ele está lá. Sempre pronto a nos receber. De volta ao Brasil, depois daquela ocasião, fiquei dezesseis anos sem ir a Paris. Quando em 2007 resolvi voltar para passar férias, nossa amizade continuava a mesma, e a intimidade se havia mantido intacta: a impressão que dava era de que havíamos nos falado no dia anterior. Todas as nossas afinidades e sintonias, gaúchos do interior que somos, estavam vivas e pulsantes. Desde então tenho ido pelo menos uma vez por ano. E dessa última eu abusei: fiquei cinco semanas em sua casa. E ele sempre pronto a me acompanhar, me orientar, cuidar de mim como um verdadeiro irmão. Acho que posso contar nos dedos das mãos os amigos dessa qualidade que tenho. Acho, não. Tenho certeza. Nos tempos em que vivemos, a amizade verdadeira tornou-se artigo de luxo, como as bolsas, perfumes e roupas de grife tão desejados por tantos. Que chegam a fazer filas nas portas das lojas e fotografar suas vitrines para postar no facebook. Só que o valor da amizade, ao contrário das grandes marcas, é inestimável. E, definitivamente, não se pode comprar. O que se pode, e aliás se deve fazer, é o que diz a música do grupo A Cor do Som:
“Sim, é como a flor.
De água e ar, luz e calor
O amor precisa para viver.
De emoção e de alegria,
E tem que regar todo dia”.
A amizade também. Precisa ser cultivada. Mesmo que haja um oceano e muitos anos a separar os amigos. Eu tenho certeza que, como diz seu nome, meu amigo João Faria faria tudo pela nossa amizade. É o que ele vem demonstrando através das décadas...
PS: Desculpa, João, acho que entreguei nossa idade!

Um comentário:

  1. Tenho a sensacao de que eu escrevi este texto... tamanha nossa identificacao! Tambem penso assim e acredito que as amizades verdadeiras sao os maiores tesouros que podemos cultivar. Entao um brinde a nos dois, grandes amigos, ao Joao, a Lilinha e a Mana, minhas amigas eternas e do coracao.Bjs.

    ResponderExcluir