sábado, 15 de maio de 2010


JARDIN DU LOXEMBOURG ET JARDIN DES PLANTES

A melhor coisa que sempre faço em Paris é seguir os conselhos do meu amigo João. Melhor dizendo, suas dicas. Hoje, depois de uma semana de frio e chuva fina, amanheceu um lindo dia de sol, com o frio dando, finalmente, uma trégua. Ao abrir a janela, João me disse, do alto da sua sabedoria de vinte anos de Paris: vá ao Jardin du Luxembourg. Obedeci prontamente, pois sei que quando ele diz pra fazer alguma coisa é sucesso garantido. Não que eu já não conhecesse o Luxembourg, mas por ser, sem dúvida, a melhor pedida do dia. E foi realmente maravilhoso. Comprei uma garrafa d'água, me sentei numa cadeira e fiquei tomando sol e ouvindo música francesa no ipod. O jardim, que tem muitas estátuas e fontes, assim como o palácio de Luxembourg, foram mandados construir por Maria de Médicis, no século XVII. Depois de um tempo, resolvi seguir andando até a Sorbonne, entrei na rue Cujas, revi o Accattone, cinema onde eu costumava ir sempre, quando morava aqui, para assistir aos filmes de Pasolini e Derek Jarman...Andei mais um pouco e cheguei na rue Moufftard, la Mouff, como é chamada carinhosamente. Procurei por um pequeno bar club jazz ou algo assim, que lembro que tinha na fachada uma placa dizendo que Elis Regina cantara ali. Mas não achei, talvez não exista mais. Comi alguma coisa por lá, na rua mesmo, pois é cheia de pequenos mercadinhos, bares, restaurantes, e depois fui até a rue Pascal, onde morei por um mes e meio, creio, logo que cheguei em Paris, nos anos noventa, no hotel de L'Esperance...
Mais umas pernadas e chego ao Jardin des Plantes, onde eu costumava ir para correr, na época da rue Pascal. E ele está lindo, todo florido. São amores-perfeitos, tulipas, miosótis, papoulas...Acho que não via uma papoula desde a minha infância -sim, havia papoulas em Soledade - revi cada alameda e, à medida que ia percorrendo o jardim, a memória ia me trazendo de volta dias, momentos, situações ali vividas. Muito bom. Depois voltei pela beira do Sena até em casa para descansar e postar esse texto enquanto as imagens ainda estão frescas na minha cabeça. Tenho vontade de ficar aqui pra sempre. Sempre que venho.

6 comentários:

  1. Fiquei por aqui "viajando" com sua descrição.
    Vc já pensou em escrever um livro? Desculpe se já o fez, ainda não tive conhecimento.
    Gosto muito dos seus textos, viu?! Da mesma forma que sempre adorei deus personagens. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um pouco de França na minha vida! Ou talvez um pouco de Robertinho... acho que são quase sinônimos!
    Um beijo, queridão...
    saudade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto,

    Também tenho viajado em seus relatos...
    Aproveite bem sua viagem.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, queridos...
    Bruno, um pouco de França (ou de Robertinho) não faz mal a ninguém...
    Daniella, ainda não escrevi meu livro, mas tenho o projeto em andamento.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada com seus textos! As cidades que vc descreve sao as cidades do meu coraçao... Sampa, Paris... Nao vem dar uma voltinha na Italia nao?
    Parabens pelo teu trabalho maravilhoso. Sou sua fan.
    Beijos !!
    Ayumi

    ResponderExcluir
  6. eu nao viajo com teus textos... eu flano!!!

    ResponderExcluir