quinta-feira, 26 de setembro de 2019

PERSEVERANÇA

Graças a Deus, taí uma coisa que nunca me faltou: Perseverança. Me considero a personificação da própria. Mas estou me referindo aqui ao título do novo livro de memórias de Antonio Bivar. Adoro essa ideia do Bivar de lançar a autobiografia em vários volumes, cada um deles dedicado a uma fase distinta da vida do autobiografado. A gente acompanha com o interesse e o entusiasmo de quem acompanha um folhetim, por exemplo. E Bivar é mestre nessa capacidade de contar a própria história de maneira a prender o leitor. Uma espécie de Sherazade, das Mil e Uma Noites... Desta vez não pude comparecer ao lançamento, pois foi numa terça-feira e estou em cartaz às terças com a Terça Insana. Mas comprei imediatamente e já devorei... Não vou chover no molhado mais uma vez dizendo que amo esse autor, que sou seu fã de carteirinha, que li todos os seus livros, etc. Basta digitar o nome dele no campo de busca do blog e pipocarão posts dedicados a esse ícone da dramaturgia e da cultura pop brasileiros. E esse Perseverança, que vem a ser o sexto volume da biografia, vem com mais novidades. Eu, que me achava conhecedor da vida de Bivar, fui surpreendido com fatos que desconhecia totalmente. Como, por exemplo, ele ter dirigido o show da dupla Leandro e Leonardo, quando estes despontavam para o sucesso no início dos anos noventa. E ter feito os dois cantarem Luar do Sertão acompanhados de Marlene Dietrich numa gravação ao vivo feita aqui no Brasil. Sempre surpreendente esse Bivar... Isso sem falar na fascinante história da sua visita ao quarto de hotel de Quentin Crisp, em Nova Iorque, e a entrevista que dela resultou; os bastidores do programa TVLeezão, mais uma parceria de sucesso de Bivar com Rita Lee; as deliciosas histórias de sua participação nas revistas Around e AZ, de Joyce Pascowitch. Sou completamente apaixonado por esse período e por essas publicações. Adoro todo o staf criativo, formado por artistas que admiro, entre os quais, para citar apenas um, Caio Fernando Abreu. Sinto como se pertencesse a essa geração, que é anterior à minha, e da qual não vejo correspondentes na minha própria. Me sinto, então, tremendamente só... Gosto especialmente dos trechos do seu diário, que ele inclui generosamente como um presente para os leitores. Que bom que Bivar se mantém ativo e producente. E eu, com muita perseverança, me mantenho à espera de seus novos lançamentos...
Nas fotos, Bivar em si com modelito afro no lançamento do livro e a capa de Perseverança, com aquarela do próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário