quarta-feira, 13 de março de 2019

TERNO AZUL

Dia desses, assistindo ao jornal na televisão, em uma matéria sobre a votação da presidência do senado, me dei conta de que todos os participantes estavam vestindo ternos azuis. Até bem pouco tempo atrás, terno azul era algo bastante particular, de bom gosto, usado por poucos homens ousados e antenados nas tendências da moda. Agora virou bunda, sabe? Chegou no camelô, como gosto de dizer quando algo se populariza demais. Por mais que eu reflita e questione, não consigo entender essa necessidade que as pessoas tem de serem todas iguais umas às outras. Se algum jogador de futebol famoso resolve descolorir uma parte dos cabelos, milhares de homens fazem o mesmo com os seus. Se uma atriz de Hollywood corta a franja bem curta, todas as mulheres copiam. É assim em todos os setores da sociedade. Em todas as camadas sociais. Em todas as tribos. Frases tatuadas no corpo? Todos com frases tatuadas no corpo. Piercing no nariz? Todos com piercing no nariz. Barba? Todos os homens - gays ou hétero - todos com barba. Camisa estampada com flores e folhagens? Todos etc... Até mesmo no carnaval, que era justamente quando todos poderiam ser diferentes, se fantasiando do que bem entendessem, está todo mundo igual. A indefectível sainha de tule dominou geral nas ruas de São Paulo, parecendo uma espécie de abadá sem o qual era proibido pular... Não quero fazer o que todo mundo faz. Prefiro ser eu mesmo. Ainda que isso, por vezes, me traga consequências inesperadas... Não sigo líderes espirituais ou políticos. Não tenho partido. Muito menos gurus. Acho que não pertenço a esse planeta e muito menos a esse país. Não tenho rack, penduro minha TV na parede mesmo. Passei já mais de cinquenta anos me procurando e ainda não me encontrei... Mas, de qualquer forma, ainda bem que não mandei fazer meu terno azul! Rsrsrs.... Isso me fez lembrar daquele terno azul bem mais claro, quase bebê, de cetim, que David Bowie usava cantando Life on Mars. Aí sim, né? Mas Bowie era Bowie. Outra estirpe, outros tempos, outra civilização...
Nas fotos, Bowie e Bekham, dois Davids ingleses copiados all around the world.

Nenhum comentário:

Postar um comentário