sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

SAMPA TOUJOURS

Hoje é o aniversário de São Paulo. Cidade que me acolheu há vinte e três anos, quando cheguei de mala, cuia e muitos sonhos a realizar. De lá para cá, ela segue me acolhendo, me encantando e, sobretudo, me surpreendendo. Muita coisa mudou, umas para melhor e outras, para pior. Esse calor infernal, por exemplo, não fazia há vinte anos. O carnaval era minha época favorita do ano por aqui. Todo mundo saía e a cidade ficava praticamente deserta, só para mim. Agora, virou uma filial de Salvador, com trios elétricos e multidões invadindo as ruas. Ainda assim, sigo amando e me encantando com essa cidade... Sempre fui urbano. Desde cedo percebi que a pequena e pacata Soledade não caberia no meu sonho. Logo depois, o mesmo se deu com Porto Alegre, onde vivi grande parte da minha juventude. Foi aqui que me achei. Ou melhor, aqui sigo me procurando. E me encontrando sempre modificado.... Ontem à noite, na véspera do aniversário da Cidade, fui duplamente presenteado. Cida Moreira brindou o público que foi prestigiá-la no pequeno Bona, uma adorável casa de música no bairro de Pinheiros, com um delicado e precioso show. Acompanhada de dois excelentes músicos, ela apresentou pérolas do cancioneiro nacional e, de lambuja, alguns dos seus hits internacionais. Só isso já teria sido um presente para lá de satisfatório. Mas ela encerrou a noite me chamando ao palco para cantar ao seu lado o Youkali Tango, de Kurt Weill, e tudo se transformou em magia. Daquelas noites inesquecíveis que a gente guarda em um canto especial da memória... O tempo passa, o tempo voa e eu sigo amando essa cidade com todas as suas contradições, contrastes e idiossincrasias. Como diria Rita Lee, a mais completa tradução de Sampa, amo até o cheirinho de merda do rio Tietê... Que São Paulo prospere sempre, que siga aberta e receptiva, plural e diversa como ela só. E que eu sempre possa homenagear a minha cidade do coração. Amo-te, ó Pauliceia! Como as flores amam o frio orvalho que o infinito chora...
Nas fotos, eu impressionado com SP logo que cheguei e cantando ontem à noite ao lado da musa Cida Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário