quinta-feira, 5 de outubro de 2017

OUTUBRO À FLOR DA PELE

O mês de outubro chegou repleto de estreias teatrais. Logo nos dias 2, 3 e 4, fui a três delas assim, de carreirinha: O Som e a Sílaba, de Miguel Falabella, com Alessandra Maestrini e Mirna Rubim dando um show de canto e de interpretação, Tour du Monde, o novo espetáculo do Paris 6 Burlesque com coreografias do Weidy, e À Flor da Pele, novo show da cantora Zizi Possi, respectivamente. Me senti uma Tuna Duek... Mas é na estreia de Zizi que vou me deter aqui. Há muito tempo eu não via Zizi Possi cantar. Até que ontem à noite fui à estreia de seu novo show À Flor da Pele, a convite do querido José Possi Neto, que vem a ser o diretor do espetáculo, além de irmão da cantora. Não dá para chamar de show, "espetáculo" é bem mais apropriado para definir esse tour de force de Zizi. Intensa e profunda, ela mergulha nos mais escuros cantos de si própria para encontrar a essência de seu canto. Transforma a dor de uma experiência difícil em pura arte. Numa espécie de stand up comedy musical - ou seria stand up drama? - ela costura canções com textos próprios, do irmão José e do meu querido amigo Edu Ruiz, relatando a complexa vivência de uma depressão. O resultado, além de belo, é instigante. Faz pensar, acende fagulhas, desperta medos adormecidos, sacode poeiras da alma, espanta fantasmas e faz, até mesmo, rir. Refeita da dor que viveu, Zizi consegue rir de si própria e cantar ainda mais plena. Um ato de coragem, se desvendar assim, sem filtros, diante do público. Fiquei com aquela vontade de ver mais e de ouvi-la cantar antigos sucessos dos anos oitenta como Meu Amigo, Meu Herói. Mas ela vem e surpreende trazendo pérolas como Mon Cœur S'Ouvre à ta Voix, da ópera Sansão e Dalila, de Camille Saint-Saëns, e O Que Será (À Flor da Pele), de Chico Buarque, que dá nome ao espetáculo. Aliás, nome mais apropriado impossível. É assim mesmo que Zizi se entrega para a plateia: À Flor da Pele. E que pele! Ela está linda. O tempo tem sido generoso com ela. Ainda bem. Ela merece! Imperdível...
Nas fotos, as cantrizes de O Som e a Sílaba, cena de Tour du Monde e Zizi em si.

Um comentário:

  1. ROBERTO CAMARGO, EU AMO ZIZI POSSI, A ACOMPANHO EM TODOS OS SEUS TRABALHOS, ASSISTINDO DE CORAÇÃO ABERTO DE ALMA ATENTA...ELA É SEMPRE UM PRIMOR. ASSISTI A ESTREIA DO ESPETÁCULO " A FLOR DA PELE", FIQUEI ESTASIADA DIANTE DE TANTA BELEZA MESMO DIANTE DE UM ASSUNTO QUE HAGA A SER "TRISTE" POIS ATORMENTA QUEM PASSA PELA DEPRESSÃO, O QUE NÃO É MEU CASO. NOSSA, FIQUEI ESTÁTICA , ATENTA , EMOCIONADA...CHOREI .ESPETÁCULO PERFEITO, ZIZI POSSI SE DESNUDA SEM PUDOR, NOS MOSTRA SEU PROCESSO DE DOR , SUA SUPERAÇÃO, SUA LINDA ARTE. AS CANÇÕES MARAVILHOSAS, BEM ADEQUADAS AOS TEXTOS, A INTERPRETAÇÃO DA ZIZI IMPECÁVEL, UM DELÍRIO DE LINDO!! A DIREÇÃO DE JOSÉ POSSI , PERFEITA, A ILUMINAÇÃO , O CENÁRIO , O FIGURINO...PERFEITOS E OS MÚSICOS QUE ACOMPAMHAM ZIZI , UM LUXO...ARRAJOS LINDOS,COMPETÊNCIA AO EXTREMO...ENFIM, UM ESPETÁCULO BRILHANTE , DIGNO DE SER ASSISTIDO POR TODOS , EM QUALQUER PARTE DO MUNDO! CARMEN LÚCIA DE SOUZA TEIXEIRA

    ResponderExcluir