segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

LUXO SÓ

Hoje fui à Galeria de Arte do Sesi para a abertura da exposição Tesouros Paulistas - Coleções de Arte dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito numa segunda-feira de verão chuvosa na Pauliceia... A exposição é um luxo. E quando digo um luxo não é maneira de falar: É literalmente um luxo. Sofisticação, bom gosto, riqueza e valor artístico. Que, na minha opinião, é o valor maior. Logo que entrei na exposição, fiquei um pouco perdido, deslumbrado. Aos poucos fui focando minha atenção primeiro nas telas, depois nas esculturas e assim sucessivamente até as louças, o mobiliário, a prataria, e etc... Para começar com as telas, temos de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti a Volpi e Di Cavalcanti, passando por Tomie Ohtake e Wesley Duke Lee. Esculturas de Brecheret e Bruno Giorgi... Vou voltar várias vezes para admirar com calma - e sem o efeito etílico do champanhe - esse tesouro exposto na Avenida Paulista... Nesses dias que vivemos, de tantas pequenezas e lutas para que um mínimo de decência seja preservado num país que engatinha em direção à dignidade, uma iniciativa como esta é uma lufada de ar puro e inspiração. E o melhor: É de graça. Aberto ao público de segunda a domingo das 10 às 20 horas. Eu já fui funcionário do Sesi, contratado como ator de dois espetáculos do Grupo XPTO, que se estenderam de 1996 a 1998, logo que cheguei na Capital Paulista. E coisas como esta sempre me fizeram amar essa cidade. Não tem desculpa para não se acompanhar o que acontece em termos de arte e cultura na Pauliceia: Pelo menos no Sesi, a gente tem teatro, shows e exposições de graça... A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2017. Se joga!
Na foto, o auto-retrato de Tarsila do Amaral. (Eu, que não curto fotografar obras de arte em exposições e acho cafona postá-las, não resisti).

Nenhum comentário:

Postar um comentário