quarta-feira, 15 de junho de 2016

MAIS GOTAS

Sábado passado fui a Copacabana para assistir ao espetáculo Esse Vazio, no Teatro Glaucio Gil. Como sempre faço quando vou ao teatro, cheguei mais cedo para comprar o ingresso e, depois de adquiri-lo, fui fazer hora tomando uma taça de vinho. Dessa vez, no simpático bistrô Pek 170, que fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, bem na altura do Copacabana Palace. Quando saí do bistrô e me dirigia para o teatro dei de cara com Jane di Castro saindo de um restaurante onde acabara de jantar. Não pude deixar de abordá-la. Conversamos, fizemos uma selfie e ela me deu o flyer do show que fará com Rogéria na Sala Baden Powel no próximo dia 23. O prospecto, ela falou. Achei chique. Tem coisas que só em Copacabana... Quanto ao espetáculo, bem, não amei. Mas achei que faz juz ao nome... Depois ainda fui jantar no Azumi, o melhor japonês do Rio na minha singela opinião. Ele fica em Copa, mas bem poderia estar situado na Liberdade, em São Paulo. Tal a autenticidade. Como eu dizia, tem coisas que só em etc... Na segunda, Weidy e eu fomos passar a tarde na Ilha de Paquetá. Um pequeno tesouro que em anos frequentando o Rio eu nunca havia visitado. Ruas de areia e paralelepípedos remetem ao passado e a pequenas cidades do interior, como a minha Soledade. Além das belezas naturais e arquitetônicas, Paquetá conserva o que para mim é um dos maiores luxos da atualidade: O silêncio. Andando pelas suas simpáticas praias e ruas o silêncio é tamanho que se pode escutá-lo. Vez em quando ele é interrompido pelas ondas que quebram baixinho na areia. Uma tarde de sonho... Hoje fui finalmente visitar a exposição ComCiência, de Patricia Piccinini, no Centro Cultural Banco do Brasil. Não há muito o que ser dito, pelo menos por mim, sobre esse maravilhoso trabalho. É o tipo de obra que tem que ser vista e sentida. Apesar de que, pelo visto, a maioria das pessoas somente olha. E fotografa! Meu Deus, tem gente que chega a encostar os celulares nas esculturas em busca de closes. Dá um pouco de vergonha alheia. Aliás, muita. Mas cada momento dedicado a apreciar esse impressionante trabalho valerá para sempre. Eu não vou esquecer jamais... E o mês de junho segue com temperaturas amenas. E eu, já em ritmo de despedida do Rio, procuro aproveitar o que posso da Cidade Maravilhosa.
Nas fotos, selfie com Jane, bucolismo em Paquetá e um pouco de ComCiência.