terça-feira, 21 de junho de 2016

PARA UM DOMINGO QUE FINDA

Quem me conhece e/ou segue o blog sabe da minha paixão por piano e pianistas. É que estudei esse instrumento durante boa parte da minha infância e adolescência e, como abandonei os estudos, hoje sou uma espécie de pianista frustrado. O que foi sem nunca ter sido, como a Viúva Porcina de Roque Santeiro. Pois bem, isso tudo faz com que eu esteja sempre de olho nesses maravilhosos seres musicais e seu incrível talento para tirar música do instrumento que tanto amo. Para citar alguns, Cida Moreira, João Carlos Assis Brasil, Arthur Moreira Lima, Miguel Proença, Rodrigo Vellozo, Cezar Camargo Mariano e muitos outros. Entre eles, Lady Gaga, que me surpreendeu em um concerto a que assisti em Paris no ano de 2010. Nesse domingo fui ao Theatro Municipal para a apresentação de Michel Camilo. Esse incrível pianista é natural da República Dominicana e passeia por diversos gêneros musicais, do clássico ao popular, passando pelo jazz, com composições próprias e interpretações bem particulares de standards. Uma espécie de one man show do teclado. Fiquei bastante impressionado. Sua já antológica interpretação de Take Five é aplaudida já nos primeiros acordes. Claro que cheguei bem mais cedo, uma hora antes do início do recital, para aproveitar o café do teatro tomando um vinho. O café funciona nas dependências do Salão Assyrio, que fica no subsolo do teatro e tem uma decoração deslumbrante, para dizer o mínimo. Nesse salão aconteciam os bailes de máscaras do Municipal e também chegou a funcionar um cabaret onde se apresentou Pixinguinha! O Assyrio apareceu na minissérie Ligações Perigosas, da Globo, na cena em que Selton Mello é flagrado com outra por Marjorie Estiano... Fiquei curtindo os relevos de azulejos franceses enquanto degustava meu vinho. Servido, malheureusement, em taças de plástico. Praticamente uma heresia em um local tão belo e sofisticado. Mas vale a visita. Aliás, valem várias visitas. Pretendo voltar mais vezes. Não apenas o café, mas o teatro como um todo, é encantador. Eu sei que foi inspirado na Opéra Garnier e que o que vou dizer é um clichê, mas, ainda assim, lá vai: Parece que a gente está em Paris. Mesmo. Saí com um aconchego no peito e a sensação de um domingo bem encerrado. Do lado de fora, a lua cheia iluminava a Cinelândia... Para fechar a semana com chave de ouro.
Nas fotos, Michel Camilo agradece a ovação, vitral do teatro e detalhe dos azulejos do Assyrio. #michelcamilo #theatromunicipalrj

Nenhum comentário:

Postar um comentário