quinta-feira, 3 de março de 2016

VONTADE DE ESCREVER

Tenho tanta vontade de escrever! Não apenas esses breves posts que publico aqui, mas, sei lá, um romance, por exemplo. Ou uma peça de teatro. Uma biografia, um roteiro de filme, um livro de contos ou memórias. Só que há algo dentro de mim que me impede de fazê-lo, uma incapacidade ou talvez até uma limitação. O que não tenho vontade de fazer é dar opinião. Não acredito que tenha a menor relevância as pessoas saberem o que eu acho ou deixo de achar sobre esse ou aquele assunto ou fato. Dar opinião se banalizou. Temos opiniões de todos sobre tudo em todas as plataformas. E, claro, nas (argh!) redes sociais. Que mais parecem anti-sociais, tal a quantidade de amizades que desfazem. Olha eu aqui dando opinião! Não falei? Opinião tá pior do que bunda, todo mundo quer dar... Adorei a participação de Glória Pires no Oscar. "Não sou capaz de opinar" é, além de extremamente sincero, brilhante. Se essa frase fosse usada mais amiúde, nos livraria de boa parte do lixo que é postado diariamente na internet, por exemplo... Estou lendo um livro de Jean Cocteau cujo título é A Dificuldade de Ser. Se ele, que era múltiplo, que era tantos em um só, tinha essa dificuldade, imaginem euzinho. " Não sou alegre, nem triste. Mas posso ser tanto uma coisa como outra e com excesso", escreve Cocteau sobre seu estilo nesse intrigante livro. E mais: ... "não vejo nada que me reflita, que desvende a minha figura. Nem no elogio, nem na reprovação, não encontro a mínima tentativa de desenredar o verdadeiro do falso. É verdade que para o silêncio dos que poderiam desembaraçar o meu novelo eu encontro desculpas". Que maravilha poder expressar-se dessa forma, ainda que com dificuldade... O fato é que o amor que tenho pelo ato de escrever não se traduz em obra escrita. Muito menos publicada. Nem sei se algum dia se traduzirá. E, ainda citando o genial Cocteau: " Eu já passei dos cinquenta anos. Isso quer dizer que a morte não deve percorrer longo caminho para me encontrar. A comédia está bem avançada e restam-me poucas falas"... A meu favor tenho a inegável constatação de que hoje em dia, com os avanços da medicina e o aumento da expectativa de vida, a morte terá que percorrer um caminho bem mais longo até me encontrar. Minha comédia ainda terá , portanto, muitas falas. Quem viver, lerá...
Na foto, o múltiplo Jean Cocteau na capa de seu livro.

3 comentários:

  1. As pessoas deveriam exercitar seu 'lado' Glória Pires e ficar sem opinar, exercitar uma vez por dia ficar sem opinar. Acredito que o mundo seria mais condescendente. Belo post. Aguardo ansioso por um livro de sua autoria.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é lindo, permita-me essa humilde opinião, rsrs! Você tem toda razão, pois as opiniões que povoam nas "(argh!)" redes sociais(emocionais) me parecem de uma carência de alma, vinda da inépcia, que é claro não combina com uma pessoa educada como você! Viva Jean Cocteau! Viva sua vontade de escrever!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Frank! E vivam você e seu enorme talento também!

    ResponderExcluir