segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SAIDEIRA

Antes que o mês de fevereiro acabe resolvi postar essa "saideira" aqui no blog. Eu adoro esse conceito de saideira como uma maneira de prolongar um pouco algo que está bom demais para terminar. E assim se toma mais e mais rodadas de chop antes de fechar a conta do bar, por exemplo. E, diga-se de passagem, já vi contas serem reabertas para a "última saideira"... Com o carnaval acontece o mesmo e o brasileiro parace não querer parar de comemorá-lo. Tem sempre mais um baile, mais um desfile, mais um bloco, mais uma festa à fantasia, quanto riso, ó, quanta alegria... A minha saideira carnavalesca de fevereiro foi uma singela visita ao Museu da República, no Palácio do Catete, para ver a exposição Clovis Bornay 100 Anos. Lembro que, desde criança, ficava fascinado com o luxo daquelas fantasias que desfilavam nos concursos do Hotel Glória e do Clube Monte Líbano. Os desfiles das escolas de samba eu não gostava de assistir, nunca gostei e continuo não gostando. Mas os concursos de fantasia eu adorava! Clovis Bornay foi uma figura emblemática, além de carnavalesco era professor e museólogo. Uma bicha à frente do seu tempo, desbravadora, corajosa e que merecia uma exposição à altura da sua importância. Fui até o Catete louco para rever aquelas criações que, à época da minha infância, ilustravam as capas da Revista Manchete. Bom, fantasias mesmo, só tem três ou quatro na mostra. Ainda assim, sem os esplendores de plumas... Mas tudo bem, não estou querendo me queixar, fiquei bem feliz com o que vi e fotografei e, principalmente, com o Palácio em si. Eu já havia estado lá nos anos oitenta, mas não lembrava que era tão belo e suntuoso. Me senti em Paris, visitando aqueles belíssimos hotéis particulares como o Musée Jacquemart-André... Saí de lá feliz e ao mesmo tempo frustrado. Feliz por constatar a importância de Clovis Bornay para o Rio de Janeiro, para o Brasil e para a causa LGBT, e frustrado pelo reduzido tamanho da exposição. E muito feliz por ter revisitado o belíssimo Palácio do Catete. Essa foi a minha saideira de carnaval... Feliz Ano Novo a todos! Rsrsrs...
Nas fotos, Clovis recebe os visitantes na entrada da exposição e um dos luxuosos salões do Palácio do Catete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário