terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SALVE SAMPA

Ontem São Paulo fez anos (462, uma garota!) e Paula Dip homenageou a cidade postando no facebook uma crônica do meu, do seu, do nosso saudoso Caio Fernando Abreu, que fala da idiossincrática relação do escritor com a Pauliceia. Eu, como ele, sou um gaúcho que adotou e ama essa concreta metrópole. E, como ele, não a amo sempre. São Paulo é muitas, é diversa, cosmopolita, contraditória. Esse é o seu maior encanto, para além dos arranha-céus e do Pico do Jaraguá... Outro dos meus preferidos, o escritor Antônio Bivar, esse paulista de nascença, nos ensina na sua coluna da revista Joyce Pascowitch deste mes que devemos fazer da vida não um drama, mas uma divertida comédia. É o que venho tentando há muito. Pelo menos me abstendo de alimentar estéreis confrontos virtuais em redes sociais que, a meu ver, nada movimentam e a muitos desagregam... Pois é, Sampa fez anos e eu, traidor que só, estou no Rio de Janeiro. Mas é temporário, no máximo em agosto estarei de volta à Selva de Pedra. Até lá fico na ponte aérea. Melhor dizendo, rodoviária, que não está fácil pra ninguém... O calor, que por aqui tinha dado uma trégua, com dias e noites agradáveis como numa espécie de outono fora de época, voltou agora com tudo. Essa manhã, quando voltava da academia, os termômetros já marcavam 34 graus... E por falar em fora de época, parace que São Paulo tirou o pé do chão nas comemorações do aniversário, com direito a show de Ivete Sangalo e trio elétrico de Daniela Mercury. Não falei que ela era muitas, diversa e contraditória? Então... Já eu, tão contraditório quanto Sampa, sacudi o esqueleto na quadra da Imperatriz em noite de ensaio regada a muita cerveja aqui na Guanabara... E ontem também foi dia do lançamento da fotobiografia de Marilia Pera na Livraria da Travessa do Leblon. Que, diga-se de passagem, estava transformada em uma constelação, tal a quantidade de astros e estrelas presentes no evento. Enfrentei mais de uma hora na fila, mas garanti meu exemplar autografado por Sandra Pêra e Nélida Piñon. Foi também dia de rever o filme Para Sempre Teu Caio F, de Candé Sales, que passou no Canal Brasil e que amo ter feito parte do elenco... Bom, por hora era só. Para encerrar, mais uma vez desejo: Joyeux anniversaire, São Paulo!
A foto é repetida de outro aniver por dois motivos: Não estou em SP para atualizar e porque é muito representativa do meu amor pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário