sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

BENJAMIN

Benjamim Clementine é o nome da minha mais recente paixão musical. Minha amiga Shala Felippi me mandou pelo whatsap o link de uma canção dele no youtube, London, cujo clip foi filmado em Paris. Inicialmente o timbre de voz remete a Nina Simone, principalmente nos agudos. Mas em seguida a gente esquece dela e passa a viajar na mais completa originalidade que envolve esse novo expoente da canção. Benjamin se acompanha lindamente ao piano. Seu piano lembra, às vezes, o minimalismo de Philip Glass. Mas também é algo que logo passa. Benjamin Clementine encanta pelo conjunto piano, voz, composições, figura humana e história pessoal. Dá um google aí, gente! Mas resumindo, ele é inglês de ascendência africana, super jovem (nasceu em 1988) e começou cantando no metro e nas ruas de Paris. Costuma se apresentar usando roupas escuras e pés descalços. Um Deus negro, do Congo ou daqui, como cantou Elis em Black is Beautiful. Poderia muito bem ser filho de Nina Simone ou discípulo de Philip Glass. Mas não é, não foi. Seu estilo único se desenvolveu de forma totalmente auto-didática. Recebi o link de London essa manhã e agora, fim de tarde, depois de escutar muitas vezes essa e outras tantas, escrevo sob o impacto de uma nova e apaixonante descoberta. Quem ainda não ouviu corra! Tem muita coisa dele no YouTube. Tenho certeza de que irão amar, como eu estou amando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário