terça-feira, 30 de junho de 2015

WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

Acabei de assistir ao tocante documentário What Happened, Miss Simone?, do Netflix. Desnecessário dizer que fui às lágrimas? Não, totalmente necessário. Como necessário também é que se assista a esse filme tão revelador da artista quanto da mulher e do ser humano por trás da obra. Por trás, não. Por todos os lados. A Nina que luta pelos direitos civis e contra a segregação racial é indissociável da Nina Simone que sobe ao palco, toca piano, canta e grava discos. Quando, em 1991, assisti ao concerto dela em Paris e a vi ser ovacionada em pé pela plateia do Olympia lotado, que a fez retornar para infindáveis bis, nem de longe suspeitava dos perrengues que a estrela do jazz já estava vivendo. E é isso que me faz chorar. Estrelas dessa grandeza não mereciam passar nem metade, sequer um terço do que passaram em vida para, depois da morte, brindar a eternidade com suas obras imortais. E mais triste ainda é constatar que, malgré todos os seus esforços, e de tantos outros, muitas formas de preconceito e segregação ainda permanecem. Será que um dia o amor vai de fato vencer? Felizmente, tudo o que Nina Simone fez, gravou, tocou e cantou permenece e sempre será um deleite ouvi-la. Eu, pelo menos, não me canso de escutar. Viva Nina Simone!

Um comentário:

  1. Assisti no domingo à noite e fiquei muito impressionado. Nem de longe eu suspeitava de todo o calvário que ela atravessou.
    E ontem me surpreendi com este artigo publicado na Folha de S. Paulo narrando fatos curiosos ocorridos em uma das vindas de Nina Simone ao Brasil:
    http://goo.gl/Dyfy4J

    ResponderExcluir