quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

STRAVAGANZA

Minha amiga Adriane Mottola, atriz e diretora, tem sua própria companhia: A Cia. Teatro di Satravaganza. Acho chique. Acho digno. E, mais do que isso, a companhia tem sede própria: O Studio Stravaganza. Mais chique ainda. E mais digno. Adriane é digna de todo o reconhecimento e respeito. Fundou a companhia no final dos anos oitenta, em Porto Alegre, com seu falecido marido Luiz Henrique Palese. Lembro que, quando da ocasião da montagem do primeiro espetáculo, o infantil Shandar e o Feitiço de Mungo, quase fiz parte do elenco. Por que acabei não participando, isso eu não lembro. O que sei é que sempre fui fã de Adriane, antes mesmo de vê-la dirigir ou representar. Só de vê-la passar pela avenida Osvaldo Aranha, ficava todo eriçado. A primeira vez que a vi em cena foi em Guernica, de Fernando Arrabal, na Reitoria da UFRGS, dentro da programação do Projeto Unicena. Isso lá pelos idos de 1984, quando eu acabara de ingressar na faculdade de teatro. No ano seguinte tive o prazer de dividir o palco com ela na primeira peça de minha carreira, o infantil Greg, o Grissauro. Desde então, nos tornamos amigos. Anos mais tarde, em 1988, eu a dirigi em Lisístrata, meu primeiro sucesso como diretor de teatro em Porto Alegre. Mas, voltando ao tema, a Cia. Stravaganza. Eles praticam o bom e velho teatro de grupo. De repertório. Sempre priorizando a pesquisa de novos textos, autores, linguagens, espaços e estilos de representação, já há longos vinte e seis anos. Vão da rua à arena, passando pelo palco italiano e todas as demais possibilidades de encenação. Nesse último fim de semana estive em Porto Alegre rapidamente, para um evento familiar, e tive o prazer de assisti-los em A Comédia dos Erros, de Shakespeare, que integrava a programação do Porto Verão Alegre. Além do afinado elenco e da competente direção de Adriane, destaco sua inspirada adaptação da obra do Bardo de Avon. Fico muito feliz sempre que tenho a oportunidade de apreciar o trabalho dessa talentosa trupe. São verdadeiros guerreiros a defender a arte e o ofício do teatro nesses tempos apocalípticos que andamos vivendo. Evoé! Et merde, bien sûr...
Nas fotos, Adriane em si e o elenco da cia. Stravaganza após a apresentação da Comédia dos Erros, no Porto Verão Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário