domingo, 25 de janeiro de 2015

NIVER DE SAMPA

Hoje a cidade de São Paulo completou 461 anos. Dezenove deles comigo morando nela. O dia amanheceu belíssimo. O céu, mais azul, impossível. Até a temperatura estava amena. Andamos pelo centro, cedo da manhã, tudo tranquilo, quieto, vazio. Minhocão, Almanara da Basílio da Gama, Galeria Califórnia, Praça Dom José Gaspar. Depois almoço no Modi, na Praça Buenos Aires, onde finalmente conseguimos comer, após diversas tentativas com filas de espera intermináveis... Para mim a Pauliceia continua sendo a melhor cidade do Brasil. Grande coisa, né, no atual estado em que se encontra o nosso país. Grande coisa, sim. São Paulo não é para amadores. É para profissionais. E, como já disse anteriormente aqui no blog, tem qualidade de vida. Sim, porque belas paisagens não enchem barriga. Qualidade de vida, para mim, é ter oportunidades. E isso, aqui, tem de sobra. Mesmo seca, desidratada, mesmo com as ruas esburacadas e pintadas de faixas vermelhas para bicicletas, mesmo com todo mundo apertado no trânsito, nas filas, nos shoppings, não troco São Paulo por nenhuma outra cidade desse país. Ontem perdemos a diva Maria Della Costa, atriz gaúcha de talento e beleza internacionais. Sempre vou lembrar de Maria, não só pelo talento e pela beleza, mas também pela frase que ela dizia na chamada de TV de uma peça que apresentou em Porto Alegre nos anos oitenta: "Uma comédia que você deita, rola e ri". Com os "erres" de rola e ri acentuadíssimos pelo sotaque de Flores da Cunha... Maria pertence a uma constelação especialíssima, da qual fazem parte estrelas do quilate de Tonia Carrero. E sacudiu o teatro de São Paulo e do Brasil. Mas o dia dos anos de Sampa foi recheado de muitas emoções. Milhares de jovens pularam carnaval no Parque Augusta, em torno do bloco Tarado Ni Você. No terraço do Edifício Martinelli, mais uma vez, a festa da Heineken. Em Sundence, nos Estados Unidos, o filme Que Horas Ela Volta, de Anna Muilaert, foi exibido no Festival de Cinema. Cito esse fato cheio de orgulho, pois tive a honra de participar dessa película como ator, ao lado da mitológica Regina Casé. E a vida segue, ora pacata, ora corrida, fazendo juz ao lema "São Paulo não pode parar". Ah, last but not least: Ontem à noite, quase entrando no aniversário da cidade, fui aceito como amigo de Antonio Bivar no Facebook. Tá bom pra você?
Nas fotos, céu azul em Sampa City (com Tomie Ohtake ao fundo, à direita) e a beleza incomensurável de Maria Della Costa.

Um comentário:

  1. Nascer em São Paulo te obriga a amar a cidade do jeito que encontrou, num pacote. Depois se cresce e acha muita coisa ruim, desagradável, triste. Procura diminuir o mau gosto, mas é quase impossível. Portanto o melhor delá, de longe, está naqueles que chegaram e a abraçaram. De longe!

    ResponderExcluir