quinta-feira, 29 de maio de 2014

DE VOLTA AO FRIO

Estive em Porto Alegre para a minha visita semestral ao dentista e também para passar o aniversário da minha irmã Raquél com ela. Foram dias bastante agradáveis que marcaram o meu reencontro com o frio. Já estava com saudade, principalmente depois do longo e insuportavelmente quente verão que tivemos esse ano. Me senti na Europa. Em Paris, mais especificamente. Fez frio mesmo, de gelar a testa quando andava na rua. Principalmente na Rua da Praia, que se transforma em um corredor gelado quando percorrida pelo vento e sem a presença do sol. Claro que bebi muito vinho, como se precisasse de motivo para tal. E aqui vai uma dica para os amantes da bebida: A Sommelier Vinhos, pertinho da Praça da Encol, na rua Passo da Pátria, 166. Conheci lugares muito bacanas, como o restaurante Famiglia Facin, que fica nos porões da torre da antiga fábrica da Brahma, hoje Shopping Total. Um italiano clássico e classudo, com comida ótima, preços justos e uma decoração adorável. Também gostei bastante do Naval, nenhuma novidade, pois está no Mercado Público desde 1907, mas só agora tive o prazer de conhecer e já me apaixonei pelo bolinho de bacalhau e pelo excelente peixe com molho de lulas. Digno de nota também é o hambúrguer do Bife, que vem com os mais variados e criativos recheios. E claro, as tapas do Rambla, onde comemoramos o aniversário "em si" da minha irmã. Como dá para perceber, foram dias intensamente gastronômicos, sem falar no cachorro quente da Confeitaria Princesa, que não pode faltar. E, falando em confeitaria, conheci também a Presstisserie, que preciso voltar porque lá não comi nada, apenas bebi um excelente torrontés. Mas achei o cardápio de inspiração francesa bastante apetitoso e estou louco para experimentar. Evidentemente que ao chegar de volta em São Paulo meu primeiro destino foi a academia... Voltei feliz por ter reencontrado amigos e familiares e satisfeito por constatar que a capital gaúcha deixa cada vez menos a desejar aos amantes do vinho e da gastronomia. E last but not least, visitei e recomendo a exposição O Tamanho do Mundo, de Vik Muniz, que fica até o dia 10 de agosto no Santander Cultural, e que exibe, entre outras obras, os instigantes e viajantes Postcards From Nowhere. Nas fotos, a Paris de Vik Muniz e o Largo Glênio Peres by myself.

Um comentário: