sábado, 22 de janeiro de 2011


LILAC WINE
Esse é o título de uma das canções de Nina Simone de que mais gosto. Fala de um vinho lilás que é doce, faz a cabeça e traz de volta o ser amado. Sempre imaginei a Cida Moreira cantando-a. Acho a cara da Cida. Tomara que um dia ela resolva incluí-la no seu repertório de Dama Indigna da canção... Lembro-me de um show de Nina a que assisti aqui em São Paulo, no qual ela estava completamente embriagada e pedia: A little more champagne, please. Depois da terceira vez que pediu e não foi atendida, a diva levantou-se do piano, saiu de cena e voltou com uma garrafa de champanhe na mão, tomando no gargalo! Como também adoro o poema Enivrez-vous, de Charles Baudelaire. Em português, embriagai-vos. Que diz que é necessário estarmos sempre embriagados. De vinho, poesia ou de virtude, como quisermos. Assim como tenho quase certeza que Aretha Franklin, com sua I'm Drinking Again, inspirou Amy Winehouse a dizer, na hora de ir pro rehab: No, no ,no! A verdade é que desde tenra idade me sentia atraído pelos que louvam o álcool em particular e os opiáceos em geral. No começo dos oitenta vibrei com o lançamento da coleção Rebeldes e Malditos, da L&PM, que trazia o melhor de todos eles: Allen Ginsberg, Baudelaire, Thomas de Quinsey, Antonin Artaud. A minha turma, na minha cabeça rebelde de adolescente. Depois jutou-se a eles Cazuza, nossa versão brasileira. Antes de começar a beber, antes mesmo de experimentar qualquer droga, eu já sonhava abrir as minhas "Portas da Percepção", para citar Carlos Castañeda, outro da turma de quem, muito cedo, devorei todas as obras. Por que será? Às vezes penso que esse “Helenismo Roitmaniano” é hereditário, vem de família mesmo. Pois minha avó materna a-do-ra-va um drink. Assim como vários tios e tias... Tive minha fase junk, de destilados puros, com, no máximo, duas pedras de gelo. O gim, durante anos, foi meu preferido. Cheguei, no auge dos meus delírios etílico-poéticos, a criar essa pequena ode à bebida:
O GIM - Espelho transparente. Cristal lapidado. Um diamante de raro valor e beleza embriagante. Assim disposto, sobre a mesa de canto da sala, coberta com toalha de fina renda, o copo, longo, muito fino, cuidadosamente trabalhado, levemente azulado, continha em seu interior a sedutora, requintada e excitante bebida: O gim. A bebida dos que amam e sofrem porque amam. No seu gostoso perfume, e no seu gosto perfumado, busca o inconsolável amante solitário os prazeres fantasiosos que o precioso líquido proporciona à sua imaginação, à sua platônica paixão. E ele ama emocionado a bebida, tornando-a objeto de sua adoração, tomando-a como símbolo de seu sentimento que, apesar de belo, não é correspondido. Assim disposto sobre a mesa de canto da sala, o copo retém o líquido sedutor, cuja superfície repousa imóvel até que a mão trêmula do amante solitário o leve à boca e sorva lentamente os goles quentes e estonteantes que lhe ateiam fogo ao coração. Sua fantasia é embalada pelo som límpido e cristalino dos violinos de Vivaldi.
...E eu tinha apenas vite e dois aninhos! Haja fígado... Hoje só bebo vinho e champanhe. Dia desses, só pra me exibir, sentei no balcão do Ritz e pedi um Dry Martini. Só consegui beber a metade! Quem te viu, quem te vê...
Na foto, La Simone nua. Certamente depois de muito Lilac Wine...

7 comentários:

  1. Um brinde especial, com a bebida preferida de cada um, a ti que escreves tao bem! Buono finesettimana, bacione.

    ResponderExcluir
  2. i liá ãn trú dan ton vér... venero la simone . fuerte mui fuerte . baita temperamento ( bipolar ).sua música,emblemática, foi fundo de um grande momento de mi vida . não dá para esquecer . naquela época em que sansheine era sinonimo de água pra mim. tim tim !
    ps 1 na próxima x no ritz psicografa uma caipa de frutas vermelhas .
    ps 2 vamos combinar, a negona tinha estílo, peitos e sexo .
    ps 3 e o livro cadê ?

    ResponderExcluir
  3. vamos conversar por e-mail?
    joserossoni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Assisti hoje a este vídeo de Lilac Wine e lembrei-me exatamente deste post que você havia escrito aqui. Também sou grande fã da música. Tive que voltar aqui para compartilhar:
    http://www.youtube.com/watch?v=_w-xms9h0Dc
    Não é lindo?
    Abraço,
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano! Obrigado pela lembrança. Mas não veio o link...

    ResponderExcluir
  6. O vídeo de Lilac Wine com o Cinematic Orchestra pode ser visto clicando aqui. Espero que vc goste.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir