terça-feira, 7 de setembro de 2010



VIAGENS
Uma das coisas que mais gosto de fazer na vida é viajar. No sentido literal, evidentemente. De sair de casa, mesmo. Fazer uma mala, por pequena que seja, mesmo para ficar dois dias fora, já me deixa muito animado. Não precisa ser Paris, Recife ou Bahia, pode ser aqui mesmo, em Ribeirão Preto ou Guarujá. Já gosto. Aliás, adoro o interior de São Paulo, que tem cidades interessantíssimas. Acho que tem a ver com sair da rotina, que é uma coisa sempre instigante pra mim. E sempre foi assim. Lembro que quando ainda estava morando em Porto Alegre, eu ia muito ao aeroporto levar e esperar amigos, e sempre mentalizava: um dia quero fazer um espetáculo de muito sucesso e viajar o país inteiro me apresentando. Foi o que veio a acontecer, alguns anos depois, quando entrei para a Terça Insana, onde fiquei oito anos viajando muito. E aqui vale também o sentido figurado...Esse ano de 2010 eu tirei especialmente pra isso: viajar bastante, só que não a trabalho. E, de janeiro pra cá, já fui a Camburi, Porto Alegre, Salvador, Morro de São Paulo, Rio de Janeiro e Paris. E ainda to planejando voltar a Porto Alegre, ir a Soledade, minha cidade natal, e na volta, se der, fazer um pit stop em Florianópolis. Eu gosto de me instalar na cidade, no hotel, na casa em que for ficar, guardar roupas no armário, fazer daquele local a minha casa e viver a vida que se vive lá. Mesmo que seja só por dois dias. Gosto, também, de fazer as coisas mais turísticas, os passeios mais óbvios, as fotos mais cartão postal. E, de preferência, assistir a espetáculos que estejam em cartaz nessas cidades. E, claro, conhecer pessoas que morem nesses locais. Viajar me faz muito feliz e eu quero fazê-lo cada vez mais. Nos últimos cinco anos em que estive na Terça Insana nós viajamos muito, quase todos os finais de semana, com uma pequena pausa nos meses de dezembro e janeiro. De Porto Alegre a Manaus, com direito a muito centro-oeste. Isso me cansou, não pelas viagens em si, mas porque viajar já havia se tornado, também, uma rotina. E, quando ela se instala, eu tenho tendência a pular fora. É engraçado como até mesmo a falta de rotina pode se transformar em rotina também: A mala de figurinos sempre pronta, a necessaire com tudo em dobro, pra não correr o risco de esquecer nada...Com o tempo, até as cidades começaram a se repetir, os teatros, as pessoas, então deixou de ser tão instigante pra mim. Mas é claro que já estou sentindo falta. Quem segue o blog sabe que gosto muito de ler. E uma das coisas que mais gosto de fazer em viagens é visitar os lugares que são referências de livros que li. Descobri, recentemente, lendo a biografia de Clarice Lispector, vários lugares que quero visitar quando voltar a Recife, onde já estive inúmeras vezes e, como não tinha essas referências, não visitei. E isso é algo que adoro também: sempre ter coisas que faltaram fazer, pra ter motivos para voltar às cidades de que gosto. Em Paris, por exemplo, eu sempre deixo coisas por fazer, propositadamente. Assim eu sempre terei uma desculpa pra voltar...Se bem que lá eu sempre vou querer voltar, mesmo que seja pra fazer tudo de novo! Bon voyage...
A foto que ilustra o post eu chamo de: Le Petit Prince à Munique, e foi feita sobre um lago congelado.

7 comentários:

  1. Nossa.....quanta coisa boa estava perdendo por absoluta distracao, me deixei envolver pela volta a rotina e deixei o tempo passar. Ler e viajar sao deleites para mim tambem.....mas para quem nao e? Bjs.

    ResponderExcluir
  2. aleluia eu consegui postar uma coisa aqui...rsrs..Robertooo queria dizer que eu adorooooo você...fui no teatro de Santo André ver Terça Insana mas nem imaginava que você estaria, choreii quando te vi la demais...parabéns pelo seu trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Máh! Também fiquei muito feliz de ter ido me apresentar lá...COntinue seguindo o blog, tá? Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar continuarei seguindo sim, eu fiz o blog mesmo só pra tentar falar com você...e deu certo!!!obrigado por responder...bjO!

    ResponderExcluir
  5. Quero ver você na platéia do meu espetaculo,rs..abraços!

    ResponderExcluir
  6. Salvador ainda te espera para muitas visitas, não fomos a Igreja do Bomfim e na Ponta de Humaitá... Ah! agora tem armário para hóspedes aqui em casa, malas no chão nunca mais. Bjão.

    ResponderExcluir