segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


O RITZ E EU

Conheci o Ritz em 1987 e foi amor à primeira vista. Estou me referindo ao restaurante da Alameda Franca, em São Paulo, e não ao hotel da Place Vendôme, em Paris. Que esse AINDA não é para o meu bico...
Mas voltando ao nosso Ritz, me lembro que sentei numa mesinha lá no fundo, na parte de cima, e pedi uma torta de frango. Sim, a até hoje famosa torta de frango do Ritz. E, de sobremesa, o que para mim era o auge da novidade, pois em Porto Alegre, onde eu morava então, ainda não tinha: brownie com sorvete. Eu via pessoas que chegavam e cumprimentavam os garçons, barmen, gerentes, e pensava: um dia eu vou morar aqui em São Paulo e vou ser freqüentador assíduo do Ritz. Que, àquela altura, eu já tinha escolhido como MEU bar. Nessa época eu ainda nem tinha saído do país, morado no exterior, nada disso. Mas mesmo depois que fiz tudo isso, o Ritz continuou sendo o meu bar preferido. Sim, porque ele não é apenas um restaurante, desses que você chega, come e vai embora. O Ritz é também um bar, onde você bebe, enche a cara, encontra os amigos, conhece pessoas, faz e desfaz relacionamentos, paquera, é paquerado, e, sobretudo, ri e se diverte muito. Ao longo desses mais de vinte anos me mantive um freqüentador fiel e desde que me mudei pra SP, mais especificamente pra Alameda Franca, a rua do Ritz, em 1996, me tornei habitué. Adoro ser habitué. Acho chique. Acho digno. Alíás, quero lembrar a todos que acho chique, acho digno é expressão minha, criada por mim, para meu personagem Betina Botox. Só pra registrar, porque a Preta Gil anda falando isso direto e não quero que pensem que copiei dela. Onde eu estava? Sim, habitué. Todos os garçons sabem o que eu bebo e, às vezes, até o que eu como. Não preciso olhar o cardápio, que sei de cor, e eles já perguntam: uma baby?
Também quero dizer que sempre amei champanhe e já tomava desde adolescente, ou seja, décadas antes de virar moda beber essa bebida fora de datas comemorativas. Eu poderia ficar páginas e páginas falando do Ritz, de todas as modas que já passaram por lá, todas as tribos, frequantadores. Teve a época de vacas magras que eu só ia quando amigos como Edson Cordeiro, Carlos Bertuol e Odilon Henriques me convidavam. E eles sempre me convidavam, pois eles riam muito comigo. E com meus projetos, desempregado que estava, de fazer performances no jardim de inverno do Ritz, onde eu planejava aparecer vestido de Mogli, o menino lobo, saindo de entre as plantas...tinha a Aninha, gerente inesquecível, com sua risada deliciosa, que até hoje eu sigo, em todos os restaurantes em que ela trabalha.
As festas de aniversário do Ritz, em que a gente enchia a cara de graça. Teve aquela em que eu e o Edson chegamos antes de a porta abrir para a festa começar...
Tá longo, né? Vou parar por aqui mas prometo contar mais coisas do Ritz. Ah, e prometo também tomar um chá no Ritz de Paris quando voltar lá no ano que vem . Beijos...

3 comentários:

  1. Adorei o post guri! Confesso que já fui a sampa várias vezes e nunca fui ao Ritz... Fiquei na vontade agora! Mas a saudade é assim mesmo, só temos saudades coisas boas e que inconscientemente sabemos que o tempo não tras de novo, pois o tempo segue apenas um caminho. Pagava pra ver vc vestido de menino lobo, agora depilado seria complicado. UAHAUHAUHAUHA... Não pensem besteira, apenas reparei nas fotos do robertinho na praia (orkut). Querido, saudades! Seu amigo de Floripa em Terras Lusas.

    ResponderExcluir
  2. adorei tudo, inclusive o comentario sobre minha melhor amiga Ana q adoramos! Me deu ate um certo orgulho trabalhar no ritz...hehehehe
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Marquinhos garçon do Ritz disse....
    Robertinho.....foi uma surpresa pra mim quando descobri que vc era uma comediante....achava que era um intelectual muito sério.....nunca ri tanto na minha vida quando fui ver vc no terça insana.....na área vip.....fiquei lisonjeado com o convite!!! E descobri que vc é uma pessoa maravilhosa.....as vezes da vontade de parar tudo, sentar com você na mesa e ficar horas batendo papo!!! Mais com vc sabe o Ritz é bem, corrido!!!!rsrsrs Bom lindão....espero que tenha muita sorte na sua nova jornada!!!! Vc é muito talentoso!!! E carismático!!! Te adoro!!! Um grande Beijo!!! Parabéns pelo blog!!!! Tá demais!!!

    ResponderExcluir