segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


MIKA

Mika é um cantor que há alguns anos tem me feito parar para ouvi-lo. Ele é jovem, bonito e talentoso. Canta, compõe e, o que mais me agrada, toca piano. O que me encanta, também, é que aos vinte e quatro anos ele já era um sucesso mundial. Com a super execução de seu single Grace Kelly, ele tornou-se um grande sucesso na Europa e acabou ecoando aqui nas Américas. Sua música é alegre e contagiante. Mas é quando o piano se sobressai que me pego lembrando da minha infância, nos anos setenta, quando estudava piano lá em Soledade, minha cidade natal. Ia de bicicleta até a casa da minha professora, Dona Amélia, levando a sacola com os livros pendurada no guidon. Aquelas escalas todas, os exercícios a duas e três vozes me chateavam, eu achava tudo aquilo um saco, mas as músicas eu adorava. Queria ser pianista. E mais, queria ser um ídolo pop, como Elton John, que eu adorava ver na televisão vestindo plumas e brilhos, tocando um enorme piano de cauda branco. Depois da aula de piano eu passava na padaria pra comprar pão pro café da tarde. Sim, a gente tomava café da tarde, uma mesa farta de pães, frios e doces... Estudei piano dos nove aos quinze anos de idade. Depois desisti. Abortei o meu sonho de ser pianista quando a carga de estudo se intensificou. Mudei meus interesses, o teatro passou a me chamar a atenção, me entreguei a ele e até hoje estou entregue. Mas o sonho de tocar piano sempre acaba voltando, sendo despertado lá do fundo da memória, junto com a bicicleta e os cafés da tarde, pelos acordes de alguma canção. Que agora têm sido as de Mika. Ele diz: “Eu tentei ser como Grace Kelly, mas os seus looks eram tristes demais”.
E eu tentei ser como Elton John, mas faltou coragem para encarar os seus looks...Minha professora de piano já morreu. Mas a sua casa continua lá. Sempre que vou a Soledade passo por ela e não posso deixar de ver a minha bicicleta Tigrão estacionada na frente. E o meu sonho de ser pianista flutuando no ar...

2 comentários:

  1. Oi guri! Olha o Mika vem fazer um show aqui na Plaza del Touros, em Lisboa em março, pra lançar seu novo álbum... Vou tirar uma foto pra vc! hihihihihihih Abs amigo!

    ResponderExcluir