domingo, 22 de janeiro de 2023

22 DE JANEIRO

Hoje Marília Pêra completaria oitenta anos de idade se ainda estivesse entre nós. Que lástima ela ter nos deixado tão cedo. Marília era minha atriz preferida. Tive paixões, como Lucelia Santos, por exemplo. Mas atriz, a melhor para mim sempre foi ela. Não tinha Bibi nem Fernanda que batessem. A primeira vez que a vi no teatro foi em Adorável Julia, de Somerset Maugham, no teatro do Copacabana Palace, no Rio. Eu era muito jovem, sem critérios para uma apreciação técnica ou crítica da obra encenada, mas saí daquele teatro encantado. Muito mais com ela do que com o espetáculo em si. Depois vieram inúmeros outros: Brincando em Cima Daquilo, Estrela Dalva, Elas por Ela, A Prima Dona, Master Class, Vitor ou Vitória, Mademoiselle Chanel e muitos mais. Sem falar nas novelas, nas quais reinava soberana roubando a trama para si, como em Brega e Chique, em que viveu a impagável Rafaela Alvaray. E a mini-série Primo Basílio, na qual interpretou a megera Juliana que ofuscava até mesmo a jovem protagonista Giulia Gam... Tive a honra, o prazer, a graça de estar presente na festa de aniversário dela no ano de 2005, quando estava em cartaz no Rio de Janeiro com a Terça Insana. Episódio que já narrei aqui no blog, quando uma constelação de estrelas se reuniu no apartamento de Marília para brindar o dia de seus anos. Entre elas, outra diva merecedora da minha adoração mais profunda: Zezé Motta. Na ocasião, as duas presentearam os convidados com o dueto de Sem Fantasia, que cantavam na peça Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda (Aquela que a polícia da ditadura invadiu o teatro e bateu no elenco). Foi Zezé que lembrou em post de seu Instagram que hoje era o aniversário de Marília. Hoje também aniversaria minha amiga Agnes Zuliani, grande atriz paulistana com quem tive o prazer de dividir o palco da Terça Insana durante anos e dirigí-la ao lado de Grace Gianoukas em O L Perdido. Dia importante este 22 de janeiro, que trouxe ao mundo estrelas do nosso teatro. Daqui a três dias será o aniversário de São Paulo, essa terra que me acolheu quando cheguei, há 27 anos, cheio de sonhos, ilusões e expectativas, com minha mala e minha cuia de chimarrão. Parabéns a Marília, a Agnes e a São Paulo, a Pauliceia que recebe a todos, agrega, mescla, mistura e reinventa. Amo de coração todas as três. Espero poder comemorar por muitos anos essa data tão significativa do nosso calendário. Joyeux Anniversaire!

4 comentários:

  1. Só posso reiterar, bem sabes do meu amor por Ela e minha amizade, nossa colega - como Marília dizia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro bem dos nossos encontros com ela, Sergio! Na saída do Teatro João Caetano, no Rio, quando a vimos em Estrela Dalva e aqui em SP no Renaissance. Nós que a amávamos tanto...

      Excluir
  2. Marília ainda reina absoluta. Outro dia assisti a versão remasterizada de Pixote, as cores vibram e quando Marília dança na frente do carro sob as luzes dos faróis é perceptível sua entrega, chorei ao rever essa cena. Agora me deleito assistindo todas as temporadas de Pé na Cova, seu último trabalho da TV e dou boas risadas com Darlene, o gin e o cigarro fake. Marília era assim, para rir e para chorar.

    ResponderExcluir
  3. Mando beijos para as duas aniversariantes, Agnes e São Paulo, saudade de ambas.

    ResponderExcluir