segunda-feira, 22 de agosto de 2022

ROMANTISMO EXACERBADO

Jão é minha nova descoberta musical no pop romântico. Jovem cantor/compositor que canta e encanta pelas letras e melodias carregadas de romantismo. A comparação com Cazuza é imediata e inevitável. Quando descobri Cazuza, mais ou menos na metade da década de oitenta, o que me pegou foi justamente o romantismo exacerbado. Apesar dele ser roqueiro, para mim soava como Dolores Duran. (Pra quem não sabe, Dolores compôs sua profícua obra musical ainda muito jovem, morreu aos 29 anos). Diferente de Cazuza, que berrava a plenos pulmões, disparando sua metralhadora giratória, Jão canta. Lindamente. Como se usava cantar e hoje em dia não se canta mais. E, como Cazuza, apaixona à primeira audição. Descobri por acaso, através do hit Idiota, no qual ele entoa: Vou te amar como um idiota ama, vou te pendurar num quadro bem do lado da minha cama... Me soou um tanto Morrisey também. Lembram, do The Smiths? Não apenas pelo vasto e altíssimo topete, mas também por aquele tom chorado na voz, que imprime melancolia ao canto. Anos oitenta na veia. Não consigo imaginar, visualizar o possível link desse "menino" com uma década já tão longínqua (que pra mim parece que foi ontem)... E Jão segue cantando coisas como: "Ai Meu Deus eu vou morrer sozinho". "Me diz em qual bar você vai estar". "O nosso pra sempre dura a noite inteira". "Não me ponha no altar, que eu sou meio desonesto. Eu te juro amor eterno, mas no fundo eu não presto". "Nunca acredite no que eu te juro quando você está em cima de mim". E, para mexer com a gente - que viveu a década de oitenta - e acordar a juventude adormecida: "Eu vou te abraçar tão bêbado, sua mão dentro da minha calça me faz graça e esquece o medo"... Imperdível em álbuns como Pirata, Anti-herói e Lobo. Vale a pena conferir. Na foto, Jão em si na capa do álbum Pirata.

2 comentários:

  1. Sim, um achado romântico com ares oitentistas de Antonio Cícero. Esteve aqui em SSA mas não consegui ir ver o show, achei que seria tranquilo mas lotou rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odilon, acredita que aqui em SP será no Espaço Unimed (Antigo das Américas)? Jurei que ainda conseguiria vê-lo cantar em algum Sesc ou no Cina Joia...

      Excluir