sábado, 18 de dezembro de 2021

SOPRO

Metrô Marcadet-Poissoniers. Encontrei essa anotação na agenda do ano em que morei em Paris, no começo da década de noventa. Acompanhada de um nome e um endereço: Carinhos. 23, Rue Simart, sexto andar, escada da esquerda, prédio de trás. Amigo de Caio Fernando Abreu. O conheci quando estive lá para encontrar com Caio, encontro promovido por Luís Artur Nunes. Depois nunca mais voltei. Estive com Caio em vários outros lugares, mas o Carlinhos nunca mais vi, nem ouvi falar. Revendo a antiga agenda, pensei procurar, restabelecer o contato, quem sabe reencontrar numa próxima ida a Paris. Ninguém sabia quem era. Eu não tinha sequer o sobrenome, para tentar encontrá-lo em alguma rede social. Até que, através do Luís Artur, me chega a seguinte informação: Era um criador de moda, um estilista ou figurinista que foi para a Europa no final dos anos sessenta, começo dos setenta e ficou por lá. Morou em vários países antes de se estabelecer em Paris. Foi junto com uma leva de brasileiros que por lá ficaram. Lembrei dos meus amigos da dupla Les Étoiles, Rolando e Luís Antonio, ambos já falecidos. Uma amiga do Luís que conhecia o Carlinhos contou que ele contraiu HIV e viveu anos com o vírus. Até que acabou voltando para o sul do Brasil, de onde viera, e faleceu recentemente, já nos anos dois mil. Me dei conta de que me lançara em uma busca infrutífera, procurando por alguém que nem existe mais. Fiquei tão triste por não ter uma foto, um registro, nada. Foi alguém que só vi uma vez na vida, ligado a alguém muito importante para mim, que nunca mais tornarei a ver. Então percebi que várias outras pessoas que eu só vi uma vez na vida também já devem ter morrido. E minha busca resumiu-se a uma nota em uma antiga agenda de trinta anos atrás. Que será jogada no lixo assim que eu também me for. Isso a que chamamos vida é a própria impermanência... Aproveitemo-la! Na foto, a estação Marcadet-Poissoniers do metrô de Paris.

Um comentário:

  1. Feliz do Carlinhos que teve uma vida e foi lembrado, mesmo depois de tanto tempo. Sinal claro da sua passagem por essas bandas.

    ResponderExcluir