domingo, 28 de fevereiro de 2021

RETRATOS

Porto Alegre é uma cidade que sempre surpreende. Vivi toda a minha juventude lá e posso testemunhar a efervescência artística e cultural que naturalmente exala de seus habitantes. Agora, por exemplo, no período sombrio que estamos vivendo, privados dos encontros, dos abraços, do tête-à-tête, a Capital Gaúcha nos apresenta Retratos, a mostra fotográfica de Gilberto Perin. Inusitadamente instalada nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha, na Rua Borges de Medeiros, a exposição pode ser apreciada gratuitamente, vinte e quatro horas por dia. Retratos marca a inauguração da galeria a céu aberto Escadaria. A solução perfeita para quando se tem de evitar aglomerações. Você está andando pela rua e de repente encontra olhares que te levam para outras direções. Os fotografados estão lá, sem máscaras, e isso vem a ser uma espécie de bálsamo em meio a uma pandemia. Foi mais ou menos o que sentiu Perin ao se debruçar sobre seu acervo. Nas palavras dele, “reencontrar rostos sem máscaras foi um pequeno oásis nesses tempos difíceis”. É realmente uma grande ideia. Arte na rua, ao alcance de todos a qualquer hora. Mais ou menos como os grafittis aqui em São Paulo. Janelas que se abrem no cotidiano. Respiros, inspirações. Facilitadores em momentos de dificuldade ou mesmo de tédio. Tenho muito orgulho de ser um dos fotografados que a exposição traz. Primeiro, porque além de amigo eu também sou fã de Perin. Segundo, porque estou junto a colegas de profissão que admiro muito como Suzana Saldanha e João Carlos Castanha, para citar alguns. Sem falar no próprio Perin, em inspirado autorretrato. Se você estiver em Porto Alegre, vista sua máscara e dê uma passada por lá. O viaduto por si só já é lindo e altamente inspirador. Imagine com o belíssimo trabalho de Gilberto Perin exposto. E se não estiver por lá, se joga na internet que a exposição já está bombando e é só o que se fala. Adoraria ter coragem de pegar um avião para ver essa lindeza de perto. Mas, por enquanto, vou curtindo daqui mesmo, de dentro de casa, pelas fotografias. A mostra Retratos fica na Galeria Escadaria de 01 a 31 de março, ao ar livre, vinte e quatro horas por dia, chova ou faça sol. Nas fotos, Perin em si autorretratado e euzin, pela lente do próprio.

2 comentários:

  1. Querido Robertinho, linda homenagem à nossa batalha para resistir nesse momento infernal, literalmente. Um pouco de beleza faz bem pra gente. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, imagino que você seja o Perin, não? Rsrsrs. Sim, beleza, mesmo que pouca, é fundmental. E a exposição traz muita! Beijos.

      Excluir