domingo, 20 de setembro de 2020

VETERANOS

Com a reprise de Mulheres Apaixonadas no Canal Viva, me deparei com a saudosa Carmen Silva fazendo o papel da fofíssima avozinha maltratada pela neta vilã vivida por Regiane Alves. Fiquei pensando no recém-surgido movimento/hashtag eu quero veteranos na TV e em quantos deles já nos deixaram, como a queridíssima Carmen. E lembranças me invadiram... Quando ainda morava em Porto Alegre recebi o convite de Claudio Hemmann - outro saudoso veterano - para dirigir a comédia A Ciumenta Velha, de Joaquim Alves Torres, que seria apresentada na abertura do Festival de Teatro de Canela e cuja protagonista seria Carmen. Eu adorava a trajetória dessa atriz, que ficara famosa em papéis televisivos sem deixar de morar em Porto Alegre. Hoje isso ocorre com maior frequência; à época, pelo menos para mim, era inédito. Começamos as leituras e, logo no primeiro encontro, Carmen, sempre adorável, me chamou a um canto da sala e disse, muito espontaneamente: Escute, eu tenho idade para ser sua avó. Mas eu sou uma atriz que gosta muito de ser dirigida. Portanto, pode me dizer Carmen faça assim, Carmen não faça assado, não precisa se inibir. Olha que fofa! Num segundo momento os ensaios passaram a ser na casa dela, na zona sul da cidade. Em uma determinada cena de briga do casal, o ator que fazia seu marido na peça, José Baldissera - outro que já nos deixou - avançava para ela com uma bengala enquanto a xingava de velha aos gritos. Carmen tinha dois cachorrinhos que, toda vez que a cena era repetida, atacavam o ator para defender a sua dona. O ensaio parava na hora e ríamos muito... Outra feita ela me chamou numa sala contígua para me mostrar os troféus que ganhara ao longo da carreira: Eu tenho vários troféus gays. Este aqui, por exemplo, é o gato gay, que ganhei numa boate, revelou enquanto pegava uma escultura de um gato coberto de purpurina e com enormes cílios de plumas... Adorable! Por motivos alheios à nossa vontade, a peça não chegou a estrear, alguma burocracia da organização do festival frustrou nosso projeto. Tínhamos também, como o galã da montagem, o querido Bira Valdez que, apesar de ainda não ser veterano à época, nos deixou precocemente logo em seguida. A mocinha era Mirian Tessler, de quem nunca mais ouvi falar. Alguém de Porto Alegre saberia me dar notícias dela? Enfim, esse relato é uma singela homenagem a uma veterana atriz que já não está mais entre nós. Mas que merece ser lembrada para sempre... Ah! Quanto ao movimento/hashtag, eu não apenas quero veteranos na TV como também quero estar na TV, posto que já sou veterano... Um grande beijo, Carmen Silva, onde você estiver. Um dia estrearemos a nossa Ciumenta Velha in the sky with diamonds! Na foto, Carmen com um de seus adoráveis cãezinhos.

2 comentários:

  1. Apoio totalmente a hastag #veteranosnatv e estou criando agora a hastag #robertocamargonatv
    Adorava Carmen Silva.

    ResponderExcluir
  2. Odilon, querido! Ainda bem que temos alguns consolos para a idade que chega... rsrsrs. Como essas adoráveis hashtags. E viva Carmen Silva!

    ResponderExcluir