segunda-feira, 30 de março de 2020

24 ANOS EM SP

Tenho passado os dias tão envolvido em atividades que façam o tempo da quarentena passar, que acabei deixando passar em branco o meu aniversário de vinte e quatro anos em São Paulo! Sim, foi no domingo, dia 22 de março, que completei vinte e quatro outonos morando na Pauliceia. Sempre comemoro a data com a devida pompa. Infelizmente, neste ano ela me passou. Esqueci! Também, são tantas lives no Instagram, tantos exercícios e banhos de sol matinais na sacada, tantas preparações gastronômicas de almoços e jantares, leituras, escritos, arrumações de armários... E por falar em arrumações de armários, tenho revisto tantas fotos e vídeos antigos, coisas que nem lembrava mais... O lado bom do confinamento tem sido olhar para dentro. Para trás. Rever, repensar, re-significar. O que tinha importância exagerada passa a ter a importância merecida. Ou nenhuma importância, em alguns casos. Eu sempre fui introspectivo, dado a leituras e escritos. Então, para mim, não muda muito a rotina em si. O que muda é a maneira de encarar o entorno. De qualquer forma, acho que teremos de sair dessa melhores. Digo como seres humanos. Trata-se da humanidade. Acima de partidos, tendências, religiões, fronteiras, picuinhas, tribos, facções, nacionalidades, preconceitos, barreiras sociais, tudo isso já está provado que nada pode contra algo maior. Teremos de nos reinventar como humanidade. Mas aí já acho que é querer demais. Até para mim o otimismo tem limites... Então trato de seguir bem humorado, o que já é uma grande coisa. Mas, voltando ao tema do post, meus anos em Sampa, continuo amando a cidade que me recebeu. Ainda que agora vazia, com os teatros fechados, parques e shopping centers vazios, os restaurantes todos que a projetam internacionalmente parados, e até cartões postais como o Terraço Itália, fechados. Uma visão quase surrealista, para quem está acostumado a vê-la fervendo vinte e quatro horas, sem parar. Mas uma nova visão sobre o que quer que seja é sempre algo interessante, não é verdade? Para terminar citando Caio Fernando Abreu, "Pode parecer lugar comum, mas Sampa, definitivamente, é um caso de amor mal resolvido". Boa quarentena a todos...
Na foto, São Paulo vista da quarentena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário