segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

VELHO COLEGA

Dia desses, arrumando os armários de casa, dei com um desenho feito por mim, na página de um antigo caderno, autografado pelo poeta Mario Quintana. Lembrei com saudade do nosso encontro e deixei o desenho no mesmo lugar em que o encontrara. Hoje pela manhã, não sei porquê, senti uma enorme vontade de fotografar o desenho e postar no instagram. Quando coloquei a legenda da foto, veio a necessidade de dizer algo mais sobre esse encontro e sobre essa época. Andava-se muito a pé pelas ruas de Porto Alegre. Pelas ruas do centro, mais especificamente. Meu colégio era no centro, minha irmã Rita trabalhava no centro, onde eu ia buscá-la à noite, depois do expediente. Mario Quintana estava sempre por lá. Encontrar o poeta na Praça da Alfândega ou na Rua da Praia era coisa corriqueira, posto que ele morava no antigo Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura que leva seu nome. Eu tinha dezesseis para dezessete anos e me auto-intitulava poeta. Andava pela cidade com minhas poesias e desenhos numa bolsa à tira-colo. Imagino que hoje eu não teria coragem de me aproximar de um poeta como Mario e, muito menos, de parar para conversar com ele. Na ocasião achei super normal ele dizer que o meu desenho parecia uma Anita Malfatti. Como também achei óbvio que ele me chamasse de colega quando disse ser também poeta. Minha irmã trabalhava no Jornal Correio do Povo, na Companhia Jornalística Caldas Júnior, onde era de fato colega dele, pois o poeta escrevia para o jornal. Essa Porto Alegre não existe mais. Jovens de dezesseis anos perambulando pelo centro à noite, nem pensar. Poetas iluminando praças com seu talento, pura mitologia. Estávamos no primeiro ano da década de oitenta quando se deu o ocorrido. Hoje Quintana segue lá, na Praça da Alfândega, só que como estátua. Assim como seu quarto no Hotel Majestic, só que como museu. Ainda nos encontraríamos mais algumas vezes. Numa delas, autografou uma antologia de poemas dele onde oficializou por escrito nosso "coleguismo". Onde foi parar tudo isso que parece que aconteceu ontem? Foi parar no meu armário. Na minha lembrança, na minha memória. Só queria dividir aqui com alguém...
Nas fotos, o desenho "Anita" e a antologia autografada pelo "colega".

Nenhum comentário:

Postar um comentário