segunda-feira, 12 de setembro de 2016

CAIO MON AMOUR

Que bom que entrou setembro e a boa nova anda nos campos! Hoje o saudoso Caio Fernando Abreu completaria sessenta e oito anos de idade. Seu aniversário está sendo comemorado à altura, com intensa programação que começou ontem com a abertura da exposição Caio Mon Amour. A curadora, Paula Dip, me convidou para apresentar seu texto As Quatro Irmãs-Uma Psico-Antropologia Fake, mais conhecido como A Lenda das Jaciras. Foi emocionante ver vários amigos e admiradores de Caio reunidos comemorando seu aniversário e perpetuando a sua memória. Uma menina me abordou perguntando: O senhor é ator? Adorável. Quando disse a ela que conheci Caio em Paris no ano de 1991, ela me disse que nasceu em 1993... Outro garoto que me entrevistou para um site me perguntou qual era, na minha opinião, o maior legado de Caio. Respondi que, além de sua obra, essa possibilidade de se perpetuar através das novas gerações via internet. Caio virou uma espécie de ídolo virtual de toda uma nova geração que está conhecendo sua obra agora. Como a menina que me perguntou "o senhor é ator"... E as homenagens seguem. Hoje tem, simultaneamente, em Porto Alegre e aqui em São Paulo, dois espetáculos. No sul, Luis Arthur Nunes e Marcos Breda apresentam O Homem e a Mancha. Aqui, Gilberto Gavronski retoma a sua Dama da Noite. Como não posso estar nos dois lugares ao mesmo tempo, assistirei hoje à Dama de Gilberto e, no sábado, ao Homem e a Mancha que Luis Arthur e Breda trarão para a Pauliceia. Na quinta ainda teremos Cida Moreira e Thiago Pethit e muito mais... Caio está em festa. Comemorado dignamente. E lá se vão vinte e cinco anos desde que nos conhecemos em Paris, numa fria tarde de inverno... Outro dia, quando contava para alguém como nos conhecemos, essa pessoa me perguntou: Você não tem nenhuma foto com ele? Não, respondi frustrado, não tenho. Naquela época a gente não fotografava tudo o tempo todo como faz agora. Depois, puxando pela memória, lembrei: Tenho uma única foto com Caio. Na festa do meu aniversário de trinta anos em Porto Alegre. Vou procurar e escanear para postar aqui. Por enquanto, Viva Caio Fernando Abreu!
Na foto, roubei o lugar de Cazuza no abraço de Caio clicado por Vânia Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário