quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O ANÃO

A convite do meu amigo Caetano Pimentel, que é diretor cênico residente do Teatro São Pedro, fui assistir à ópera O Anão, de Alexander Von Zemlinsky, com direção musical de André dos Santos e direção cênica de William Pereira. Um belo espetáculo. Uma direção de William é sempre a garantia de delicadeza em cena. E, além de extremamente prazeroso de se assistir, O Anão leva a uma interessante reflexão. Não é para menos, uma vez que o libreto foi inspirado em um conto de Oscar Wilde: O Aniversário da Infanta. Eu sempre fui fã de Wilde, desde a mais tenra idade, quando me caiu nas mãos O Retrato de Dorian Gray e, mais tarde, na escola de teatro, quando descobri sua intrigante dramaturgia. Dono de um olhar crítico sobre a sociedade que retrata, Wilde tem o típico humor ferino, por vezes negro, dos ingleses. Com O Anão não é diferente. A infanta recebe o anão como presente de aniversário e se diverte muito com ele. Sem saber de sua condição feia e disforme, o protagonista pensa agradar a todos que o cercam, quando, na verdade, apenas os faz rir com a sua diferença. Até que um espelho cruel lhe revela o inexorável... Soa atual? Não à toa, em tempos de imagens distorcidas por filtros em redes sociais onde todos são lindos & felizes... Fico pensando em Oscar Wilde nos dias de hoje. Seria massacrado. Como de fato o foi em sua época, por ousar praticar o "amor que não ousa dizer seu nome", para citar o próprio. Ele poderia viver plenamente sua sexualidade fora do armário mas, certamente, não sobreviveria ao politicamente correto. Nem às patrulhas ideológicas virtuais que a todos denunciam. Cultuador que era da beleza e dos prazeres, o dândi vitoriano sucumbiria sob a pecha de racista, preconceituoso, elitista e xenófobo. Para dizer o mínimo... De fato é muito cruel. Como cruel é a humanidade. E é justamente dela que nos fala Wilde. Ao ver que seu anão está morrendo, a infanta lamenta: Tão novo o meu brinquedo e já quebrou! Soa atual também? Então. Eu disse que levava à reflexão...
Na foto, a Infanta de Espanha lamenta a morte de seu "brinquedo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário