quinta-feira, 16 de julho de 2015

TÃO BLUES

Até hoje me lembro do dia em que entrei na loja de discos Spotless, no começo dos anos oitenta em Porto Alegre, coloquei os fones de ouvido e pus para tocar o primeiro LP de Ângela Ro Ro. Eu obviamente já conhecia Amor Meu Grande Amor, a faixa de trabalho que tocava na TV e nas FMs, mas as demais eram tão blues! Nos meus inocentes seventeen years fiquei tão inebriado que mal reparei o cantor Belchior chegar para uma sessão de autógrafos de seu disco Medo de Avião. E ele, de tão mal à l'aise que estava, veio me perguntar o que eu ouvia visivelmente extasiado. Ângela Ro Ro, respondi colocando os fones nos ouvidos dele. Tão blues, exclamou com sua voz grave, um tanto alto para o ambiente e todos à volta olharam. Era o que eu estava pensando, falei. Esse encontro com Belchior teve uma sequência que vale um outro post... Mas hoje, aqui nesse post, quero falar de Johnny Hooker e de Simone Mazzer. Tão blues, os dois. E tão atuais. Ele, algo meio Cássia Eller, meio Cazuza e Sandra Sá. Ela, algo meio Cida Moreira. Ambos teatrais, exagerados, abusados e embebidos do clima de cabaret. Fico feliz de encontrar no presente gente, digo, artistas, com minhas referências. Do passado ou de hoje. Ou de amanhã, não importa. O que importa é a sintonia. Quando eu tinha dezessete, Ângela Ro Ro e Belchior já deviam ter quase quarenta. E, mesmo assim, estávamos ligados no blues... Como estou até hoje e estão também esses novos talentos da música brasileira. Vale conferir: Johnny Hooker e Simone Mazzer. Tem tudo no youtube, grátis. Se, como eu, você prefere comprar, tem no itunes também. Os álbuns tem nomes sugestivos: O de Simone chama Férias em Videotape e o de Johnny, Eu Vou Fazer uma Macumba Pra te Amarrar, Maldito! Termino citando Elis, ou melhor, Suely Costa e Vitor Martins: "Ontem de manhã quando acordei, olhei a vida e me espantei. Eu tenho mais de vinte anos. Eu tenho mais de mil perguntas sem respostas. Estou ligado num futuro blue"... É isso aí! Não vejo a hora de vê-los em cena, ao vivo.
Nas fotos, Johnny e Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário