segunda-feira, 7 de julho de 2014

COM TEATRO É MELHOR

A vida com teatro é muito melhor. Ainda que os espetáculos sejam longos, cansativos, lentos, arrastados, mal feitos ou até mesmo sem graça quando deveriam ser engraçados. Mesmo o mau teatro é melhor do que nenhum teatro. Digo isso porque, nos últimos dias, assisti a uma verdadeira maratona de espetáculos de teatro. Meu amigo Odilon Henriques, que mora em Salvador, veio passar uma semana comigo e, durante esse tempo, assistimos a seis espetáculos. Dos mais variados estilos, propósitos e qualidades. Vimos do musical ao drama psicológico, passando pela comédia, pelo poético, pelo absurdo, pela memória, enfim, um leque de possibilidades de dramaturgia. Rimos muito, inclusive quando não era para rir, nos emocionamos, nos divertimos, ficamos constrangidos e até choramos. Como em Salvador não há muitas opções, quando vem a São Paulo meu amigo faz questão de ir ao teatro todos os dias. Ele já morou aqui e costumava ser meu parceiro mais frequente nas plateias. E realmente tem coisas que só ele para assistir comigo. Sim, gostamos até mesmo do trash... De tudo a que assistimos, há dois espetáculos que considero imperdíveis e aproveito para recomendar: O primeiro é o belíssimo Ou Você Poderia Me Beijar, que acompanha o relacionamento de um casal gay ao longo de décadas, e o segundo é Quem Tem Medo de Virginia Woolf, de Edward Albee, com a brilhante interpretação de Zezé Polessa. Hoje meu amigo voltou para sua casa na Bahia e me deixou com a agradável impressão de que a vida, com bastante teatro, é de fato muito melhor... Na foto, Zezé Polessa bebe todas como a irascível Martha, de Quem Tem Medo de Virginia Woolf.

Um comentário:

  1. Bob, você disse tudo, a vida sem teatro é quase como nunca ter visto o mar. Obrigado por ter embarcado comigo nessa louca maratona.

    ResponderExcluir