terça-feira, 3 de junho de 2014

VERDES ANOS

Quando estive em Porto Alegre, na semana passada, comemorou-se os trinta anos do lançamento do filme Verdes Anos, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil. Desde então a música tema, de Nei Lisboa e Augusto Licks, não me sai da cabeça. Eu acho ótimo que ela não saia mesmo, pois é uma bela canção e ultimamente só coisas horríveis do tipo beijinho no ombro andam grudando na cabeça da gente. De forma totalmente involuntária, é bom que se diga. Você passa na frente de um comércio popular, ouve sem querer e quando vê está repetindo sons estranhos como aleléki-léki-léki-léki... Mas, voltando aos Verdes Anos, li matérias nos jornais, curti e comentei postagens de amigos no facebook, revi cenas no youtube, enfim, fui completamente envolvido pela atmosfera do filme. Fiquei especialmente comovido pelas fotos que revi da atriz Xala Felippi, à época do lançamento do filme apenas uma conhecida minha e hoje uma das minhas melhores amigas, praticamente uma irmã. Que coisa linda revê-la assim, como ainda me lembrava dela, como no fundo ela ainda é. Éramos jovens sonhadores, hoje jovens senhores e senhoras. Ora no palco, ora na platéia. Ora na frente das câmeras, ora atrás delas. Às vezes na luz, às vezes na sombra. No centro das atenções ou da forma mais discreta, nos movemos pela vida atentos ao que nos rodeia. Mas nunca passamos despercebidos. É claro que o assunto já não é mais o filme Verdes Anos, mas o que ele acabou despertando em mim. Os anos passam. Mas o importante é que os conservemos verdes. Seja lá como for. Na capital ou no interior. No Brasil ou no exterior. Minha amiga Xala, hoje Shala, já fez tantos filmes e eu venho de estrear na sétima arte aos cinquenta anos de idade. Pelo jeito, terei uma longa carreira pela frente! Estou vivendo os meus verdes anos no cinema da vida real... Na foto, a jovem e bela Xala-lá sonhando ser Leila Diniz.

Um comentário:

  1. Eu sou teu fã cara e adimiro o jeito de se espressar, escrever e seus gostos por tudo, em relação a este post, é incrivel a sensação de algo bom como para você a do filme e de sua amiga. Grande abraço e sucesso, você merece.
    Deus esta no comando de tudo.
    ~DiegoLins (Recife)

    ResponderExcluir