sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DIA DE CINEMA

Ontem eu tive um dia de cinema! Não que eu tenha passado horas em uma banheira de espuma, tomando champagne ao som de um quarteto de cordas. Nada disso. Ontem eu literalmente tive um dia de cinema: Fiz uma participação no longa de Ana Muilaert. Foi uma participação pequena, apenas uma cena, mas para mim foi de extrema importância por dois motivos: Primeiro, porque foi a minha estreia no cinema. Com quase trinta anos de carreira no teatro, eu ainda não havia tido o prazer de representar para a grande tela. Fiz há alguns anos uma participação em um telefilme da TV Cultura. Mas telefilme para mim não é cinema. E segundo porque filmei ao lado de uma das minhas maiores referências profissionais desde sempre: Regina Casé. Lembro que quando comecei a dar as primeiras entrevistas sobre a Terça Insana, a pergunta recorrente era: Quem te influencia? Quais as suas referências no humor? A maioria dos meus colegas citava Monty Python. Eu sempre citei Regina Casé. Um dos meus maiores sonhos sempre foi trabalhar com ela. Admiro-a profundamente não apenas por ser uma excelente atriz cômica e dramática. Mas também por ser a realizadora que é. Seus programas sempre representaram para mim um sopro de renovação e criatividade na TV brasileira. No filme não contracenei diretamente com ela, eu era um repórter entrevistando uma outra personagem e Regina assistia à nossa cena calada. Se eu não fosse o poço de timidez que sou, teria aproveitado os momentos de cortes para abraçá-la, beijá-la e dizer o quanto a admiro. Mas fiquei ali, olhando quietinho para ela, observando sua linda maneira de viver o personagem, trocando sorrisos e algumas sugestões para a cena. O profissional abafou o tiete. O tímido abafou o colega de profissão. Mas creiam, foi uma das coisas mais emocionantes e belas que jamais vivi. Guardarei meu dia de cinema para sempre registrado na memória e no coração... Na foto, recortes que há muito tenho guardados.

Um comentário:

  1. As fotos nuas de Regina correndo em volta da piscina e gritando: Tu não vai me comer... tá achando que vai me comer? Não vai... (rs) Parabéns pela estreia na grande arte!

    ResponderExcluir